Portal Indica Brasília

INSS reduz prazo para averbação de crédito consignado

Procedimento que demorava até três dias foi reduzido para cerca de 24 horas

Aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que pretendem contratar empréstimo consignado passam a contar com uma facilidade. O que antes demorava até três dias para ser averbado, passa a ocorrer em 24 horas.

Ou seja, dentro de um dia o dinheiro já está liberado para o beneficiário. “Com essa celeridade, o poder público demonstra que entende o fato de que, quem precisa da verba, tem urgência”, acredita o especialista em finanças Fernando Gonzaga.

De acordo com ele, o advento da disseminação da pandemia da covid-19 é uma das justificativas para essa maior rapidez na liberação do dinheiro.

Segundo o especialista, o processo de contratação do empréstimo consignado tem algumas fases. O primeiro procedimento é o cadastro de informações pessoais do interessado e, o último, é o depósito do valor na conta do cliente. “A averbação é uma das últimas fases do contrato de empréstimo consignado”, explica.

Entenda
Vale destacar que todo o processo ocorre de forma eletrônica, por meio de sistemas online. No caso de empregados que com CLT, a averbação do consignado é feita pelo departamento de Recursos Humanos da empresa privada. Os servidores públicos federais, por sua vez, têm o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) como responsável pelo processo. Essa base é acessada pelo Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), do Governo Federal.