Portal Indica Brasília

Rota do Rock é tema de entrevista

A partir do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, estilo musical que consagrou a capital passa a ser tratado como destino turístico

Quase 40 anos depois de grandes nomes como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Raimundos, Natiruts e Cássia Eller, entre outros, formarem a identidade brasiliense, a capital federal ganha oficialmente a Rota Brasília Capital do Rock. O decreto foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha no mês passado), durante o lançamento do Pró-Economia, Etapa 1 – um pacote de medidas e ações para minimizar os impactos da covid-19 sobre profissionais e empresas do Distrito Federal.

O programa É Papo Firme desta quinta-feira (17), das 20h às 21h, na Webrádio Federal, vai receber o músico Philippe Seabra, guitarrista e vocalista da banda Plebe Rude, e a secretária de Turismo do GDF, Vanessa Mendonça, para falar sobre o circuito turístico Rota Brasília Capital do Rock. O objetivo do circuito é resgatar e valorizar espaços empresariais e ou culturais que fazem parte da história das bandas de rock do Distrito Federal.

“Só foi possível estruturar um projeto como esse graças à atuação integrada do nosso governo com a iniciativa privada, os acadêmicos e os músicos que carregam no DNA o melhor do rock e de Brasília”, destaca a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

A partir de agora, moradores e turistas contarão com uma experiência única pelo olhar do estilo musical que consagrou a história da cidade tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do DF pela Lei Distrital nº 5.615. Em trabalho conjunto com a Secretaria de Economia (Seec) e a faculdade União Pioneira de Integração Social (Upis), a Secretaria de Turismo (Setur) mapeou 37 pontos que fazem parte da história do rock brasiliense. Esse mapeamento tem curadoria de Philippe Seabra, vocalista da Plebe Rude, e produção de Tata Cavalcante.

Entre os pontos sinalizados, estão o Parque Vivencial II, a SQS 104 Sul – quadra onde moravam os integrantes de Os Paralamas do Sucesso –, o Cave no Guará, onde ocorreu o primeiro show da Legião Urbana em Brasília, e o espaço onde foi realizado o evento Rock na Ciclovia, organizado pela banda Plebe Rude. Todos esses lugares poderão ser visitados virtualmente pela plataforma Google Earth.

Confira, abaixo, os 37 pontos que transformaram Brasília na Capital do Rock.
1) Ginásio Nilson Nelson
2) Concha Acústica
3) Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
4) Centro de Convenções Ulysses Guimarães
5) Colina – UnB
6) Cine Centro São Francisco – CLS 102/103
7) Food’s – SCLS 110/111
8) Centro Comercial da QI 11 – Lago Sul
9) Centro Comercial Gilberto Salomão – QI 5, Lago Sul
10) Comércio Local da QI 9 do Lago Sul
11) Rock na Ciclovia
12) Rampa acústica do Pavilhão do Parque da Cidade
13) QG da Plebe Rude (SHIN QI 8, Conjunto 10, Lago Norte)
14) Local do surgimento dos Raimundos (SHIS QI 9, Conjunto 20, Lago Sul)
15) Brasília Rádio Center (SRTVN, Asa Norte)
16) Apartamento de Renato Russo (SQS 303, Asa Sul)
17) Bar/restaurante Beirute (CLS 109)
18) Teatro Galpãozinho (508 Sul)
19) Teatro Nacional Claudio Santoro
20) Ermida Dom Bosco
21) Escola Americana de Brasília (EAB)
22) SQS 104 Sul
23) Bar Cafofo (CLN 407)
24) ICC Norte, palco de grandes shows de rock nos anos 1980
25) Teatro de Arena (Cave)
26) Teatro Rolla Pedra
27) Radicaos
28) Estacionamento do Estádio Bezerrão (Gama)
29) Cultura Inglesa
30) Sala Funarte (Sala Cássia Eller)
31) Gate’s
32) Sesc 913 – Teatro Garagem
33) Centro Cultural Cine Itapoã
34) Galpãozinho (Gama)
35) Esplanada dos Ministérios
36) Torre de TV
37) Porão do Rock