Portal Indica Brasília

Caio Bonfim representa Sobradinho nas Olímpiadas de Tóquio

O atleta irá disputar os 20km de marcha atlética nesta quinta-feira (5/8)

Prestes a estrear na terceira Olimpíada da carreira, Caio Bonfim é de Sobradinho e é um dos atletas brasilienses a representar o Brasil em Tóquio. Na busca por uma medalha inédita para o país no esporte, o atleta da marcha atlética se prepara para a prova de 20km da modalidade. 

Caio é um brasiliense de dar orgulho. Ele é um dos grandes nomes para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, cita Caio como um dos atletas a serem observados no preview masculino da marcha na Olimpíada. Isso porque a trajetória de Caio nos últimos anos é gloriosa. 

Em 2015, Caio foi o único brasileiro a representar o país na modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e conquistou a medalha de bronze na mesma competição que irá disputar este ano. Foi a primeira medalha brasileira na marcha atlética masculina do Pan desde o bronze de Marcelo Palma, em 1991 nos Jogos de Havana. 

Nos Jogos Rio-2016, Caio ficou em quarto lugar na prova dos 20km, e só não subiu ao pódio por apenas cinco segundos que ficou atrás do australiano Dane Bird-Smith. Ainda no Rio, Caio também disputou os 50 km, ficando na nona posição, batendo o recorde brasileiro, com 3:47:02.

No ano seguinte, conquistou a medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres. Já nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, Caio subiu mais uma vez ao pódio com a medalha de prata nos 20 km. 

Em sua terceira competição olímpica, Caio afirma estar ao lado de grandes nomes e está focado em trazer um resultado positivo.  “Olimpíada é o grande evento. É o lugar onde estão os melhores do mundo, são 60 nomes fortíssimos e recordistas nacionais. Então, eu trabalhei e me dediquei muito para este momento e esperamos fazer o melhor resultado possível. Sabemos que o trabalho foi bem feito e isso nos dá a tranquilidade para fazer a prova tranquilo”, afirma Caio. 

O atleta, que não conhecia o Japão, diz que está treinando nos horários que a prova irá acontecer, e que mesmo com o calor excessivo que faz no país, está fazendo uma boa performance.  “Estamos nos adaptando legal e estamos fazendo a preparação final para estar bem nessa Olimpíada”, afirma Caio . 

Sobre manter a calma durante o período de competição, Cada afirma que cada prova tem um estilo próprio e um jeito diferente de lidar. “Vamos vivendo um dia de cada vez, trabalhando direitinho, para chegar nas Olímpiadas e fazer aquilo que sabe fazer e manter a calma. O melhor é seguir todos os padrões, para que depois do tiro de largada seja tudo tranquilo naquele momento”, explica Caio.

Por se tratar de um período de pandemia, Caio conta que esta competição está completamente diferente de outras edições, mas que o foco continua o mesmo.  “A gente está aqui e fazendo teste diários de Covid-19 , e é uma competição diferente. Estamos focando em competir e sabemos que é um momento difícil. 2020 foi um momento de adaptações com tudo fechado, e essa Olimpíada é realmente diferente e precisamos tomar todos os cuidados”, relata o atleta.

Caio, que mora em Sobradinho, diz estar muito orgulhoso de levar o nome da cidade para o mundo. “Moro em Sobradinho e sou muito grato e muito feliz por isso. Tenho muita honra por levar Brasília e o Brasil nessas competições, amo minha cidade”, afirma. 

O atleta leva sua própria história como inspiração. “Estou aqui”, se orgulha. Ele afirma que as possibilidades para um atleta se destacar hoje em dia são muito maiores que na época em que ele começou. “ E na época que eu comecei as portas estavam muito mais abertas que na época da minha mãe, que também é atleta. Mas tem que ter muita coragem, é muito gratificante representar seu estado e seu país. Vamos pra cima, que Brasília merece ter grandes atletas”, incentiva Caio Bonfim. 

Sobre manter a calma durante o período de competição, Cada afirma que cada prova tem um estilo próprio e um jeito diferente de lidar. “Vamos vivendo um dia de cada vez, trabalhando direitinho, para chegar nas Olímpiadas e fazer aquilo que sabe fazer e manter a calma. O melhor é seguir todos os padrões, para que depois do tiro de largada seja tudo tranquilo naquele momento”, explica Caio.

Caio contará com a companhia do atleta Lucas Mazzo, de Belém (PA), que também treina no Distrito Federal. A prova dos dois será na próxima quinta-feira (5/8), às 4h30 (horário de Brasília).