Portal Indica Brasília

Conheça os atletas do DF que participarão dos Jogos Paralimpicos de Tóquio

Competição acontece 24 de agosto com 10 nomes de atletas locais em cinco modalidades

Depois do ótimo desempenho que o Brasil teve nas Olimpíadas no Japão, neste mês começa mais um desafio para o país. Agora é a hora de sentir fortes emoções e torcer com os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começa em 24 de agosto. Na delegação brasileira, formada por 260 atletas, estão 10 nomes que nasceram ou fizeram sua trajetória esportiva no DF.

Goalball

O brasiliense Leomon Moreno integra a equipe atual bicampeão de goalball, esporte desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Mas em solo nacional defende a camisa do Santos Futebol Clube.

Leomon Moreno vai buscar o ouro em Tóquio

Já a mineira Katia Silva e a brasiliense Jéssica Gomes treinam juntas no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de São Sebastião. E Ana Gabriely Brito nasceu em Brasília, mas conheceu o goalball no Rio de Janeiro e atua, atualmente, no Serviço Social da Indústria (Sesi SP).

Ana Gabriely Brito

 Atletismo

A turma do atletismo conta com três representantes locais. Rayane Soares é uma delas e será a sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos. Já os atletas Ariosvaldo Fernandes, natural de Campina Grande (PB), mais conhecido como Parré, e o Wendel de Souza Silva (atleta-guia), são mais experientes. O primeiro participa de sua quarta edição e o segundo entra na segunda.

Rayane Soares
Ariosvaldo Fernandes

Natação

O campeão mundial nos 50m livre na classe S11 (com deficiência visual), Wendell Belarmino, é uma das maiores promessas brasilienses nos Jogos Paralímpicos, ainda que seja sua primeira participação em Jogos, já vai entrar na disputa por medalha. Belarmino treina na Instituição Pro Brasil, no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB). No Japão, ele agora corre atrás do prejuízo após ter ficado uma semana parado devido aos protocolos estabelecidos pelas autoridades orientais. 

Wendell Belarmino

Outras modalidades

Há ainda mais dois representantes do DF em outras categorias no Japão. Jady Malavazzi, no ciclismo, e Sergio Froes de Oliva, no hipismo. Os dois contam com a experiência de terem participado de edições anteriores. De Jandaia do Sul (PR), a ciclista integra o Time Para Capital, de Brasília, e se preparou, principalmente, nas áreas públicas do Lago Norte. Já Sérgio, do Brasília Country Club, disputa a quarta Paralimpíadas, após passar por seletivas em fevereiro deste ano.

Jady Malavazzi

Com informações da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer