Localizado em Taguatinga, o local é um espaço privilegiado para quem gosta de esta em contato com a natureza
O Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga Sul, está de volta ao público a partir desta quarta-feira (15/9). A unidade de conservação estava fechada desde o ano passado, cumprindo medida protetiva do GDF contra a proliferação do coronavírus. A reabertura foi uma solicitação da comunidade e da Administração Regional de Taguatinga. Mas a piscina ainda permanecerá fechada.
Fechado junto a todas as outras unidades de conservação (UCS) no início da pandemia da Covid-19, o Saburo Onoyama é um espaço com grande afluência de público, especialmente nos fins de semana. A unidade volta a funcionar diariamente, das 6h às 18h.
A orientação do Brasília Ambiental é que a comunidade colabore para que o parque se mantenha aberto. O Onoyama é um espaço privilegiado, que proporciona aos frequentadores lazer, contato com a natureza e práticas esportivas. E este ambiente e práticas são fatores que ajudam a combater o estresse.
A titular da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental, Sucon, Rejane Pieratti, explica que o uso da piscina continua restrito, já que inviabiliza a utilização de máscaras protetivas e o distanciamento social (protocolos de segurança que seguem necessários). “É uma medida focada, exclusivamente, na saúde dos frequentadores e usuários do parque”, avalia.
* Com informações do Brasília Ambiental