Portal Indica Brasília

Espaços culturais fechados por causa da pandemia voltam a funcionar

Museus e salas geridos pelo GDF retomam expediente para o público

Espaços artístico e cultural que estavam fechadas desde março do ano passado, por conta da pandemia, voltam a funcionar a partir desta segunda-feira (27/9).  Reabrem as portas ao público o Centro de Dança, os teatros e demais salas do Espaço Cultural Renato Russo (que antes recebia apenas exposições), além dos complexos culturais de Planaltina e Samambaia.

Havia espaços culturais que já estavam em funcionamento, como Museu Nacional da República, Museu Vivo da Memória Candanga e Centro Cultural Três Poderes. Mas com o decreto, agora funcionam em dias e horários expandidos.

O funcionamento seguirá os protocolos de segurança sanitária, como uso de máscara e de álcool gel, redução na capacidade dos espaços e aferição de temperatura. E haverá clara sinalização no solo dos museus da Secec orientando os usuários a manter o distanciamento mínimo do acervo e das demais superfícies.

A portaria recomenda ainda que, quando possível, janelas e portas devem ficar abertas de maneira a garantir maior circulação de ar.

Confira abaixo os espaços e horários de funcionamento:

Centro Cultural Três Poderes:

Quando:terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 17h

Centro de Dança

Quando:segunda a sábado das 8h às 22h

Complexo Cultural de Samambaia

Quando: segunda a sexta, das 8h às 20h

Complexo Cultural de Planaltina

Quando: segunda a sexta, das 9h às 12 e das 14h às 17h. Nos finais de semana, local funciona de acordo com a programação

Espaço Cultural Renato Russo

Quando: terça a sexta das 9h às 20h; sábado e domingo das 14h às 22h

Museu Vivo da Memória Candanga

Quando: diariamente, das 9h às 17h

Museu de Arte de Brasília

Quando: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Museu Nacional da República

Quando: de sexta a domingo, das 9h às 17h, e de terça a sexta-feira exclusivamente mediante agendamento de escolas e instituições públicas e privadas

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa