Todas as disputas serão transmitidas pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDUTV)
Aconteceu nesta segunda-feira (11/10), a abertura da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento grandioso contou com as apresentações das delegações de cada Estado e do DF, além de shows de stan up e da banda brasiliense Menos é Mais.
O vice-governador do DF, Paco Britto, anunciou o início das disputas. Marcelo Magalhães, Secretário Nacional de Esportes, Rodrigo Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Júlio César Ribeiro e Celina Leão, Deputados Federais, e Vanessa Mendonça, Secretária de Turismo também estiveram presentes na solenidade de abertura.
Após 15 anos de espera, Brasilia recebe atletas do país inteiro para um dos eventos esportivos mais importantes do Brasíl. São mais de 4,5 mil pessoas, entre atletas e comissão técnica, que estarão no Distrito Federal até o dia 18 de outubro para participar das competições.
Durante os próximos 10 dias, além de uma programação intensa de competições, o evento deve movimentar cerca de R$ 11 milhões na economia local. Os valores serão injetados por meio de hotelaria, transporte, alimentação, entre outros itens.
“Nesse momento, estamos voltando à normalidade, mantendo ainda todos os cuidados necessários. Se mostra de extrema importância para nossa cidade receber um evento dessa grandeza, que vai além da sua importância esportiva, que também influencia diretamente na área econômica local com o aquecimento do segmento de eventos”, explica a secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira.
A atleta Lana Miranda foi um dos braços da Secretaria de Esportes e Lazer que auxiliou para que o evento fosse possível. Para ela, a realização de um evento deste porte em Brasília é muito importante para a consolidação da cidade como um local de destaque no país para eventos esportivos. “Eu sempre digo que Brasília é a capital do esporte. Foi muito esforço para a gente realizar este evento, mas é sempre gratificante”, disse a atleta de futevôlei.
Os jogos serão disputados a partir de terça-feira (12/10), na AABB, APCEF, CICB, CIEF, Iate Clube, IESPLAN, Maristão, SAFA e Sesi Taguatinga. A edição do JUBs deste ano não contará com a presença de público por causa da pandemia do Covid-19. Porém, todas as disputas serão transmitidas pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDUTV). Já as competições de e-sports poderão ser assistidas na Twitch do órgão.