Portal Indica Brasília

Uso de máscaras é flexibilizado ao ar livre a partir desta quarta-feira. Entenda as regras

Proteção facial segue obrigatória em ambientes fechados

A partir desta quarta-feira (3/11), a população do Distrito Federal não está mais obrigada a fazer o uso de máscaras de proteção individual em ambientes abertos. A novidade foi decretada pelo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na semana passada.

O uso de máscaras era obrigatório em lugares públicos desde 30 de abril de 2020. Mas é importante lembrar que a proteção facial e respiratória ainda é obrigatória em locais fechados, como transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais, áreas comuns em condomínios, entre outros.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afirma que a medida será monitorada pela saúde pública. “Com a flexibilização vamos fazer uma avaliação técnica do comportamento do vírus na população. Vamos analisar como vai se comportar a taxa de transmissão e o índice de casos graves da infecção, que hoje estão em queda no DF”, explicou.

Segundo ele, como a doença ainda é muito nova, as contemporizações também são necessárias. “Com relação à covid não existe receita preestabelecida. A flexibilização está sendo feita com muita cautela, tanto que apenas em ambientes públicos ao ar livre que estamos liberando”, completa o subsecretário.

A flexibilização do uso das máscaras no DF está ocorrendo ao mesmo tempo que a taxa de transmissão Covid-19 está em 0.72. Este percentual indica que a tendência é de desaceleração da epidemia. Se esse valor é igual ou maior que 1, a tendência é de aumento do contágio. Nesta terça-feira (2/11), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou oito mortes e 77 novos casos de Covid-19.  

*Com informações da Agência Brasília