Show homenageia a Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, Luís Gama, James Brown e Nelson Mandela
No dia Nacional da Consciência da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20/11), a arte e a música subirão ao palco do Espaço cultural Renato Russo, na 508 Sul, com o “Tributo aos Heróis Negros”. O evento gratuito é feito por artistas, professores e alunos, que irão mostrar os resultados do Azulim Para Todos, programa de capacitação com oficinas envolvendo três linguagens do hip-hop – Música (Rap e DJ), dança (Break) e artes plásticas (Graffiti).
O projeto Azulim Para Todos conta com patrocínio por meio de convênio com a Fundação Cultural Palmares, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo.
No palco estarão os artistas Lio MC e Iran (Liberdade Condicional RAP), Cléo Street, Luiz Fernando (B.Boy Testa), Lapixa, Darley César, Mestre Minhoca e Paulinho Branco. Premiado pela Brazil Foundation em 2011, o espetáculo possui uma identidade de múltiplas linguagens, e homenageia grandes personalidades do mundo como Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, Luís Gama, James Brown e Nelson Mandela.
O presidente do grupo Cultural Azulim, Iranildo Moreira afirma que o Hip Hop é um dos poucos movimentos culturais que traz em sua essência a atuação social. “E isso traz uma validação muito grande dessa cultura, sobretudo nas camadas sociais menos favorecidas. Constatamos ainda, sobretudo na atualidade, a grande penetração do movimento Hip Hop, nos meios de comunicação, no cinema, nas grandes bienais de arte, ou seja, o movimento atingiu maturidade e é cada vez mais reconhecida como movimento artístico afrodescendente”, observou Iranildo Moreira.
Iranildo não esconde a satisfação de remontar esse espetáculo com um formato de jogo de cena e de apresentá-lo presencialmente no Espaço Cultural da 508 Sul. “É muito gratificante poder mostrar o resultado das oficinas gratuitas de linguagens do Hip Hop que culminou na montagem do ‘Tributo aos Heróis Negros’”, ressalta o artista.
Programação
Abertura com alunas da Oficina de Dança Terapêutica
Entrada – Grafitagem (ao vivo) do cenário com o professor Lapixa e Alunos
1º ato – Narrativa Heróis Negros – Darley César
2º ato – Interpretação da música “A Carne” – Cléo Street
3º ato- Break Dance- Profº Luiz Fernando e Alunos
4º ato – Capoeira com Mestre Minhoca
5º ato – Interpretação musical com Profº Lio e alunos
6º ato – Funk – Iran, Paulinho e Darley
7º ato – Maculelê – Mestre Minhoca
8º ato – Break – Luiz e Paulinho Branco
9º ato – Soul James Brown – Iran
10º ato – Todos no palco com Performance Musical- Lio
Serviço:
Espetáculo “Tributo aos Heróis Negros”
Quando: A partir das 18h30
Onde: Espaço cultural Renato Russo ( 508 Sul)
Outras Informações:(61) 99279-8515