Dois dias de shows no Conjunto Nacional vão exaltar um dos ritmos mais cultuados do mundo da música, com o cantor e guitarrista Tico de Moraes, na sexta-feira (29)
Dois dias de shows no Conjunto Nacional vão exaltar um dos ritmos mais cultuados do mundo da música, com o cantor e guitarrista Tico de Moraes, na sexta-feira (29), e com o Duo Carvalho Braga, no sábado (30).
O dia 30 de abril é para reverenciar o jazz. A data foi criada pela UNESCO e anunciada em 2012 pelo pianista e embaixador da boa vontade da organização, Herbie Hancock. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. Por isso, o Música em Conjunto preparou uma programação especial para este fim de semana.
Na sexta-feira, dia 29, o cantor Tico de Moraes abre as comemorações. No sábado (30), o palco será do Duo Carvalho Braga. O acesso é livre e gratuito e os shows acontecem sempre às 17h, no Jardim Urbano, espaço ao ar livre localizado no 3º piso do Conjunto Nacional.
Guitarrista, cantor e compositor, Tico de Moraes destaca-se como artista que transita em diferentes estilos, especialmente o Jazz e a MPB. Com mais de 3 milhões de streams no Spotify, tem sete álbuns e 35 Singles/EPs gravados. Grande parte da obra do artista está registrada
nas plataformas digitais e é marcada por músicas autorais como Breakin, Much Rain, She’s awesome e Pas-de-Deus (em parceria com Gustavo Baião), que contou com a participação especial de Jane Duboc.
Seu repertório vai do grande songbook do Jazz Americano, com Cole Porter, George e Ira Gershwin, Irving Berlin, assim como as cantadas por Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Chet Baker e Harry Connick Jr, e passa por clássicos da música brasileira de Tom Jobim, Chico Buarque e Edu Lobo e do pop internacional dos Beatles, Bee Gees e James Taylor, sempre com arranjos jazzísticos que priorizam a melodia e a harmonia.
Inspirado nos duos de baixo acústico e guitarra, tão característicos do Jazz, o Duo Carvalho Braga é formado pelos músicos Eudes Carvalho e Eudimar de Carvalho e tem em seu repertório standards de jazz e da música brasileira, bem como composições de Eudes Carvalho. Guitarrista, violonista e compositor, Eudes Carvalho encontrou no Jazz e na música instrumental brasileira a maneira certa de expressar os sentimentos. Mestre em Música pela Universidade de Brasília (UNB), possui dois discos solo “Paisagem Sonora” e “Eudes Carvalho Trio”.
O brasiliense Eudimar de Carvalho Braga é baixista e estudou na Escola de Música de Brasília (EMB), onde começou sua relação com o Jazz. Atualmente, vem atuando profissionalmente como professor de música ministrando cursos de contrabaixo elétrico, teoria musical e harmonia.
Jardim Urbano – O Jardim Urbano do Conjunto Nacional é um espaço multiuso de convivência, que integra o ar puro e o sol com cultura e
gastronomia, com projeto arquitetônico inovador, instalado no 3º piso do Conjunto Nacional. O complexo atualmente está dividido em três decks suspensos e cobertos, com 52 mesas, instaladas respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde. Todas as sextas e sábados, o projeto Música em Conjunto é realizado no espaço, às 17h, trazendo os destaques da cena musical do Distrito Federal.
Interligado ao ambiente ao ar livre está o CNJ Lab, um espaço colaborativo e criativo. Instalado em uma área de 140 m2, o CNJ Lab tem
o diferencial de estar dentro de um shopping de fácil acesso, localizado no coração da capital do país. O complexo também tem a
proposta de ser um ponto de encontro, com duas operações gastronômicas: O Maria Teresa Café e o Job Social Bar. O CNJ Lab
funciona de segunda-feira a sábado, das 08h às 20h, e aos domingos e feriados, das 14h às 19h.
SERVIÇO: Música em Conjunto
- Local: Jardim Urbano – 3º Piso do Conjunto Nacional
- Dia 29/04, sexta-feira – Tico de Moraes – Jazz
- Horário: Das 17h às 19h
- Dia 30/04, sábado – Duo Carvalho Braga – Jazz
- Horário: Das 17h às 19h