Portal Indica Brasília

Legião e UNB comemoram um mês da parceria e planejam crescer mais no futuro

Próximo mês marcará início das escolas de futebol gratuitas em várias categorias

O Legião Futebol Clube e a Unviersidade de Brasília (UnB) firmaram uma grande parceria há cerca de um mês, planejada com uma enorme responsabilidade social e com o objetivo de contribuir para a qualificação da comunidade acadêmica e um crescimento para a sociedade brasiliense, propondo um processo de iniciação esportiva. Esse vínculo foi embasado e enraizado nos três pilares da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Hoje, o Legião celebra um mês deste momento. O treinador do Sub-20 e do Profissional, Hugo Almeida, que também é o coordenador do projeto das escolinhas de futebol entre o clube e a UnB, falou sobre como vem desenvolvendo essa a parceria até o momento:

“A parceira até o momento está tendo um bom andamento e gerando crescimento para ambas as partes. O trabalho do Legião teve um crescimento significativo, proporcional ao tamanho da estrutura e suporte oferecido pela UnB, e em contra partida a comunidade acadêmica e científica da UnB está usufruindo bastante do grande “laboratório” e fonte de conhecimentos que é ter os trabalhos do Legião alocados em seu “quintal”. É um balanço de um mês e uma semana muito produtiva e que promete ainda mais. Em breve, com a proximidade dos Laboratórios de Treinamento de Força e de Análise de Desempenho (LADESP) da Faculdade de Educação Física, vamos iniciar o engajamento de professores e estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado com os trabalhos do clube, além da utilização de espaços como laboratórios e academias, visando o desenvolvimento e aprimoramento do desempenho dos atletas, assim como a melhora dos campos permitiu evoluir (e muito) o nível do nosso treino, e consequentemente do nosso jogo, após os cuidados prestados pelo Legião aos mesmos”.

Alexandre Rezende, Professor da Educação Física da Universidade de Brasília, idealizador e líder do projeto de extensão da academia de futebol que trouxe o Legião para a UnB, também falou sobre o desenvolvimento dessa parceria e o crescimento deste projeto, como um todo, para a sociedade.

“A parceria entre a UnB e o Clube Legião tem o propósito de aproximar a universidade e a ciência do ensino e treinamento do futebol. É fruto de uma política da Secretaria Nacional de Futebol e Direito dos Torcedores, do Ministério da Cidadania, que investe em estudos aplicados à realidade esportiva brasileira. Se a UnB dispõe de pesquisadores e laboratórios dedicados ao estudo do treinamento esportivo, o Clube Legião possui experiência e recursos humanos especializados no futebol, além do contato com os atletas, logo, cada um tem algo a aprender e a compartilhar com o outro. A parceria vai possibilitar: o ensino gratuito do futebol para crianças; a formação de profissionais para o futebol; a realização de pesquisas que contribuam para melhorar a qualidade do ensino e da formação de jogadores inteligentes.
Por último, convém destacar a otimização do uso das instalações do Centro Olímpico da UnB para atender a comunidade universitária e a população do Distrito Federal, pois o projeto prevê investimentos para a manutenção dos campos de futebol.”

Para o próximo mês (junho), as escolas de futebol vão dar o seu pontapé inicial. O projeto disponibilizará, sem custo algum, um número limitado de vagas para treinamentos de futebol de campo, para atletas nascidos entre 2007 e 2011, para formar e compor as equipes Sub-11, Sub-13 e Sub-15 do projeto. Os treinos acontecerão nas segundas, quartas e sextas no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), no período matutino.