Portal Indica Brasília

Em livro, vice-presidente de marketing do McDonald’s diz que sucesso não tem a ver apenas com dinheiro

Em “Dê Propósito”, João Branco traz dicas para quem está insatisfeito e quer mudar a relação com o trabalho

Um dos mais respeitados profissionais de marketing do país, João Branco lança seu primeiro livro nesta quarta, 1/6, em São Paulo. Vice-presidente do McDonald’s Brasil, o executivo surpreendeu durante o bate-papo com a coluna ao afirmar, com todas as letras, que sucesso não tem a ver com dinheiro. Na opinião dele, esse é um pensamento culturalmente difundido em nossa sociedade: “Pra cada um o sucesso é uma coisa. Tem muitas vertentes do que é sucesso”, diz o autor.

“A gente é muito impactado pela cultura do que a gente deve desejar, sonhar…! Nas capas das revistas, só sai gente que se deu bem pra caramba. Nos talk shows da televisão, só é entrevistado quem estourou. Só tem ranking de quem ficou bilionário antes dos 30. Na Olimpíada, quem ganha a medalha de ouro é quem chega em primeiro lugar. No vestibular, ainda que você tira uma nota boa, só entram na faculdade os X primeiros. Tudo isso vai criando na gente um conceito de que a gente deve desejar posições de destaque relativo”, explica.

No caso de João Branco, o destaque conquistado não foi nada relativo. O executivo é colunista de diversos veículos de imprensa, além de speaker no TEDx. Só em 2021, foi apontado como um dos dez melhores profissionais de marketing do Brasil pela Forbes, além de CMO mais efetivo do país pela Scopen. Também foi indicado ao Caboré e selecionado como Profissional de Marketing do ano pelo Propmark. Feitos que, segundo ele, não teriam o mesmo sentido se não tivesse encontrado o próprio propósito de vida.

Na opinião do empresário, a busca incessante por degraus mais altos pode acabar impedindo que as pessoas saboreiem conquistas cotidianas, que realmente fazem a diferença em suas vidas. Mudar essa dinâmica é um desafio e tanto, sobretudo quando a pressão por resultados está tão arraigada em nosso imaginário. “Não é bom o suficiente ter um apartamento, eu preciso ter uma mansão. Não posso ficar contente em ter um caminhão, eu preciso ter uma frota. Eu preciso ser o primeiro, eu preciso estar na frente. Será que isso é ter sucesso mesmo?”, descreve o autor, apontando o caminho que leva muita gente à insatisfação com a própria vida profissional. 

Em “Dê Propósito”, João Branco traz quatro dicas práticas para que os leitores mudem sua relação com o trabalho e propõe uma reflexão sobre o que é ter sucesso na carreira. Afinal: o que dá sentido ao longo período da vida que passamos afastados da família, dos amigos e do lazer enquanto trabalhamos? O que nos motiva a seguir? Questões que o próprio executivo diz ter enfrentado, apesar de ter uma vida profissional admirável, considerada sinônimo de sucesso para todo o setor do marketing. “Em um determinado momento realmente veio um incômodo maior de pensar se eu estava fazendo as coisas da forma como eu deveria fazer. Comecei a refletir como seria o dia que eu ficasse velhinho e olhasse pra trás, quais memórias eu teria. E esses questionamentos foram me levando para um novo entendimento de tudo isso. Eu, por exemplo, percebi que uma coisa é você trabalhar muito pra conquistar a felicidade através das conquistas ou através do sucesso, através da fama, através do status, através de um bônus polpudo. Tudo isso é muito legal, continua sendo muito legal. Mas, quando você começa a refletir mais profundamente sobre isso, você percebe que a felicidade não tá nisso”.