Quando se quer conhecer a França, ou matar a saudade, um bistrô em Brasília é obrigatório: Le Parisien!
O país europeu que revolucionou a arte de cozinhar é considerado o berço da gastronomia mundial. Terra dos bistrôs, vinhos, queijos, deliciosos pratos típicos e grandes chefs.
O chef Leandro Nunes, formado na Le Cordon Bleu Paris – escola de renome mundial, conseguiu trazer um pedacinho do charmoso país para Brasília através do seu bistrô!
A experiência é completa! Nota-se desde o atendimento, em que os garçons estão caracterizados como autênticos franceses, aos pratos típicos franceses que são confeccionados com excelência.
A dica amiga é que toda quarta-feira tem a “quarta delas” e funciona da seguinte maneira, na compra de um prato principal + R$39,90 as mulheres têm direito a consumir espumante da casa a vontade! Claro que não perdi a oportunidade de aproveitar com uma amiga!
Tive um momento delicioso que começou pelos croquetes de queijo brie com geleia de morango caseira, seguidos da coxinha de beff bourgnion – carne cozida em vinho tinto!
Não posso deixar de falar de um clássico prato francês servido com maestria: steak tartare com fritas (caseirinhas, as melhores que já comi em Brasília). Esse ano estive na França e me acabei de comer (se não for pra isso eu nem saio de casa) e afirmo que o steak tartare do Le Parisiense é um dos melhores que já provei.
Durante a visita todos foram atenciosos, o chef foi à mesa e sugeriu os pratos principais. Seguindo a indicação dele, pedi a codorna recheada com cogumelos paris e farofa de pão trufada sobre uma polenta mole e finalizada com demi glace (caldo de carne preparado a base de ossos e legumes). Uma festa de sabores e texturas para o paladar!
Minha amiga foi no clássico filé mignon au poivre vert (molho à base de pimenta verde) e gratin dauphinoise (finas fatias de batatas gratinadas com queijo gruyere). Um clássico bem feito não tem erro, é claro que eu experimentei um pouquinho do prato dela (sim, eu sou essa pessoa que prova a comida do prato de todos da mesa), estava uma delícia, carne ao ponto, molho equilibrado e as batatas estavam bem suculentas.
Quem achou que não ia sobrar um espacinho para sobremesa se enganou! A gente sempre dá um jeitinho e confesso que não foi em vão! As escolhidas foram a tarte tartin (torta de maçã caramelizada com sorvete de creme) e fondant au chocolat (bolinho de chocolate com o centro cremoso, calda de chocolate e sorvete de pistache). Eu preferi a tarte tartin, pois não sou muito fã de chocolate, mas admito que o fondant au chocolat ganhou um espaço no meu coração!
O Le Parisien é um bistrô que eu frequento e gosto muito, acompanho o trabalho do chef Leandro Nunes desde 2017, por isso resolvi compartilhar a experiência com vocês! Amigas, já anotem na agenda que quarta-feira é dia de ‘quarta delas’ para vocês beberem espumante a vontade e de quebra fazer uma viagem gastronômica pela França.
Até a próxima viagem!
Beijos da Nana.