Em 2020, vendas pela internet foram 209% maiores que em 2019
Muitos hábitos e rotinas foram adaptados por conta da pandemia, que trouxe para todo o mundo a necessidade do isolamento social. Atividades simples como comprar roupas e sapatos foram substituídas por fitas métricas em casa e instruções de medidas nos sites das lojas. Muitos passaram a cozinhar em casa, alguns pela primeira vez, para evitar de ir à restaurantes. As plataformas de delivery explodiram com pedidos desde compras do mês, em mercados de bairro, a refeições prontas em restaurantes finos.
Tamanha mudança revolucionou o consumo obrigando pequenas, médias e grandes empresas a se adaptarem rapidamente para entregar os seus serviços e produtos de forma online. O que antes era considerado como – novas mídia e/ou termos em inglês que um dia seriam aplicados- tornou-se cada vez mais vital e urgente para a sobrevivência dos negócios.
Debatia-se desde 2019 sobre Live Commerce, Live Blogging e Over The Top (OTT), mas não ultrapassava as barreiras dos foros de discussões segmentados para as equipes de marketing em empresas. O marketing e a publicidade tiveram o aval da pandemia para se tornaram os olhos, as pernas e os braços dos negócios.
A plataforma de vendas e comunicação com o usuário se centralizou em um só campo: a internet. Dessa maneira, os setores de publicidade e marketing vêm, desde então, sendo amplamente valorizados. Dados divulgados pela ACI Worldwide, referentes à 2020, expressam em números o crescimento do ramo. As buscas por marketing digital no Google aumentaram em 53% até maio passado. Já as vendas pela internet cresceram 209% em comparação com abril de 2019.
Vem com tudo
Tema amplamente discutido na última conferência no Paraná, da E-commerce Brasil, foi o Live Commerce. Trata-se da prática de venda de um produto ou serviço por meio de uma live, ou seja, em tempo real. A interação ao vivo e a compra em uma única ferramenta ainda é um desafio no Brasil. Até então, o e-commerce mais comum é feito através de interação no Instagram/Facebook, onde são apresentados produtos, cria-se engajamento com o público por meio de um apresentador, mas a venda de fato é concluída com o direcionamento do cliente para um site.
A estratégia é ousada e para realizá-la é preciso investir. Esse investimento deve ser aplicado em tecnologia para integrar venda e apresentação do produto na mesma plataforma, boa câmera, Iluminação e, claro, ter o objetivo de vendas ideal para o seu público.
A Live Blogging, que também vem com tudo, é feito pelas TVs tradicionais. Trata-se do acompanhamento em tempo real de um evento, episódio, lançamento de um produto etc. e atualiza algo para um público que tenha interesse naquele assunto. Mas, exige planejamento e profundo conhecimento do público-alvo para oferecer eventos que fazem sentido, além dos assuntos do momento que vale se posicionar para engajar o consumidor.
O OTT, Over The Top, que em português significa acima do topo, são os serviços que permitem o consumo de vídeos pela internet sem a necessidade de um plano de TV por assinatura. Exemplos disso são a Netflix, Disney+, Youtube etc. Trata-se de uma conexão feita entre plataforma e usuário final. As empresas podem se beneficiar disso produzindo seus próprios vídeos em formato de Live (Transmissão ao vivo pela internet) ou VOD (Vídeo gravado antes de ir ao ar). O OTT assim como a Live Commerce e Live Blogging também requer um objetivo a curto, médio e longo prazo para produzi-lo.