Portal Indica Brasília

Choro Livre Convida conta com flauta, trombone e vozes femininas no palco

Paula Nunes, Mirian Marques e Sérgio Morais se juntam na noite desta quarta

Nesta quarta-feira (12), o Complexo Cultural do Choro apresenta mais uma edição do Choro Livre Convida. Desta vez, sobe ao palco as cantoras Paula Nunes e Mirian Marques, além do flautista Sérgio Morais. A partir das 19h30, a noite promete uma fusão única do gênero sesquicentenário com elementos samba, MPB e nuances pop e blues, resultando em uma experiência musical de alta qualidade. 

Após um período vivendo em Portugal, a cantora e compositora brasiliense Paula Nunes retorna à sua cidade natal. Além de artista, ela atua como professora de canto popular na Escola de Música de Brasília. Paula é mestre em Musicologia pela UnB e está na reta final do doutorado em Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa. Sua voz marcante vai com a mesma desenvoltura do repertório de grandes divas brasileiras aos sucessos de ícones do rock mundial, como Eric Clapton. Durante sua carreira, gravou dois álbuns autorais: Paula Nunes (2008) e Sede do Mundo (2012).

A cantora, compositora e arranjadora Mirian Marques possui uma característica singular em intérpretes femininas: ela domina o trombone de vara com maestria — instrumento que até há pouco tempo era predominantemente tocado por músicos homens.  Mirian é pós-graduada na Universidade de Brasília e pelo Centro de Estudos da Voz, em São Paulo. Com raízes no samba, ela dedica-se atualmente à divulgação e circulação de seus dois álbuns gravados: “Eu Sou Assim” e “Mother”. 

Sérgio Morais é presidente da Associação Brasileira de Flautistas e o primeiro flautista contrabaixista do Brasil. Em mais de 25 anos de carreira, tornou-se uma das figuras mais importantes da cena do Choro em Brasília, como instrumentista e professor. Hoje, toca na mesma flauta que pertenceu a Altamiro Carrilho, e que lhe foi deixada por recomendação expressa do grande mestre.

Com centenas de shows realizados ao longo dos últimos 30 anos, o Choro Livre é o mais duradouro e atuante regional da história de Brasília. Formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto (violão de sete cordas), George Costa (violão de seis cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão), o grupo já levou o choro da Capital a 38 países dos cinco continentes, gravou três discos e dividiu o palco com nomes como Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Armandinho Macedo, Altamiro Carrilho e outros grandes nomes.

Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio- master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”

Sobre a Shell Brasil:

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Serviço:

Choro Livre Convida – Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dia: 12 de junho (quarta-feira)

Hora: 19h30

Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental

Telefone: (61) 3226-3969

Acesso livre e gratuito para Ensaio Aberto e programação infantil