Arena de shows do festival se transforma em ambiente de experimentação e cidadania para a comunidade local
Com programação voltada para a comunidade, o Capital Moto Week abre suas portas para a Vila do Bem, de segunda (22) a quarta-feira (24). A Cidade da Moto se transformou num ambiente de descoberta e serviços, onde crianças, adolescentes e adultos podem usufruir de um dia de diversão, troca e acolhimento. Com serviços gratuitos de saúde, beleza, vacinação, atividades culturais, educativas e oficinas profissionalizantes à comunidade, a iniciativa traz pluralidade ao maior festival de moto e rock da América Latina. A programação gratuita da Vila do Bem segue nesta terça (23) e quarta-feira (24), das 10h às 22h30.
Ao dar boas-vindas nesta segunda (22), Juliana Jacinto, CEO do CMW, deixou seu recado: “A Vila do Bem é um espaço de diversão, conhecimento e bem-estar para todas as idades. Vamos aproveitar juntos as atividades incríveis na Cidade da Moto”, celebrou. As ações começaram com arte urbana do artista Elom. Responsável pelos murais artísticos do festival, o grafiteiro grava sua assinatura no CMW e dá lições de como a arte cura, liberta e salva vidas: “Minhas obras destacam a resiliência e a positividade. A intenção é refletir a arte urbana e trazer um pouco dessa realidade para os ambientes internos, com um toque de autenticidade”.
Já no camarote oficial, a vista privilegiada para o palco principal deu lugar a um encontro com a cultura dos Estados Unidos. Grupos de crianças e adolescentes de projetos sociais do DF experimentaram o jogo americano Cornhole e participaram da oficina de confecção de foguetes. Os estudantes tiveram acesso a informações sobre intercâmbios culturais. “Buscamos aproximar o público dos EUA, oferecendo informações e treinamentos gratuitos para todas as idades”, afirmou Moema Brito, assistente do programa de Espaços Americanos da Embaixada Americana.
Pertencimento social
A tarde envolveu os visitantes com passeios, palestras, música, cinema e serviços. Os garis da Sustentare guardaram as vassouras e viraram atores do teatro ‘Lixo Papão’ para abordar conceitos de educação ambiental às crianças e adultos. De forma divertida e didática, o grupo ensinou a separar os resíduos secos dos orgânicos, a descartar corretamente o vidro quebrado, espetinhos e materiais cortantes. Enquanto isso, na tenda do DETRAN, as crianças olhavam atentamente a palestra sobre primeiros socorros e orientações sobre paz no trânsito.
Acompanhado da turma de jogadores de futsal do Instituto Rede Solidária, do Recanto das Emas, Jean Lucas (13) estava ansioso para desfrutar dos brinquedos do Moto Kids. “Nunca vi um palco tão grande nem um camarote, estou achando tudo o máximo”, completou. Vencedora do concurso ‘Garota Riacho Fundo’, Nataly Cardoso (18) revelou que estar na arena principal do CMW aguça os sonhos do futuro. Nataly se imagina como modelo e inspirando outras garotas a participar de concursos. “Penso muito na minha carreira na moda, e futuramente quero poder desfilar e participar do CMW a trabalho”, destacou a miss.
Mãe das pequenas Eloá e Eloísa, Maria de Lourdes (33) aproveitou a vinda das filhas, do Projeto Maria Bonita, para ver como funciona um grande show de rock. Fã de bandas nacionais e internacionais, ela admirava o palco, enquanto as meninas confeccionavam foguetes para lançar no centro da arena da Vila do Bem. “Parece que estou em um sonho, naqueles clipes da TV. Feliz em trazer minhas filhas para realizar junto comigo”. Já Ivone Araújo (62) veio ao CMW pela Central Única das Favelas de Planaltina. Ela fez massagem na Tenda da Beleza e escolheu mudas de plantas distribuídas pela Novacap: “A população precisa de ações multidisciplinares como essa. Envolve cultura, diversão, saúde e muito mais”.
Tem mais Vila do Bem por aí
A programação gratuita da VILA DO BEM segue nesta terça (23) e quarta-feira (24), das 10h às 22h30. Confira os serviços e atividades oferecidos pela Vila do Bem:
- Tenda da Beleza: em parceria com o WS Studio, SENAC e a Secretaria da Mulher do DF, a Vila do Bem oferece para adultos e crianças corte de cabelo, penteado, maquiagem e massoterapia.
- Serviços de Saúde: o SESC promove a saúde da mulher com consultas ginecológicas, mamografia e colocação de DIU e testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, consultas oftalmológicas e odontológicas. Já a Secretaria da Mulher oferece consultas e vacinação.
- Arte, cultura e educação: apresentações de dança da Cia Rodrigo Cruz e do bloco Eduardo e Mônica, oficinas de escrita e batalhas de rimas. Peças teatrais sobre Educação no trânsito (DETRAN), Reciclagem (Sustentare) e Violência doméstica infantil (SEJUS). Oficinas de foguete da Embaixada dos EUA. O SESC promove o BiblioSesc, oficinas de gastronomia e experiências com óculos de meta-verso.
- Projetos sociais: dando visibilidade a iniciativas do DF, Instituto Barba na Rua e Instituto Namastê trazem apresentações inclusivas e a Dança do Carimbó, interpretada pelas Mães Guerreiras, associação de mulheres que encontraram na dança uma forma de vencer as dificuldades.
- Psicomotricidade: espaço Ninar e GeDois oferecem ambiente com suporte e atividades psicomotoras para crianças neurodivergentes e mães atípicas.
- Cinema a céu aberto: a Vila do Bem leva sucessos de bilheteria direto para a tela de 500 polegadas instalada no festival. As sessões acontecerão às 18h30 e 20h40 com os filmes: Dois é Demais em Orlando, DPA 3, Juntos e Enrolados, O Homem do Futuro, Minhocas e Nosso Sonho.
Sobre o Capital Moto Week 2024
De 18 a 27 de julho, Brasília será palco do Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina. Inspirado na edição histórica de 20 anos, o CMW aposta na diversidade, talento e energia nos 10 dias de programação, com mais de 100 de shows de diversas vertentes do rock. A Cidade da Moto ocupará 300 mil m² no Parque de Exposições da Granja do Torto. A expectativa é receber mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo. O festival é certificado Lixo Zero (Zero Waste Alliance), zera emissões de carbono, integra iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva.
Serviço
Vila do Bem no Capital Moto Week 2024
Quando: 22 a 24/07/2024
Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek