A última residência do ex-presidente preserva, intactos, objetos pessoais e mobília original do casal Kubitschek. Memorial JK completa 40 anos
No aniversário do 119º ano de nascimento do fundador de Brasília, Juscelino Kubistchek, a Fazendinha JK fez uma programação especial para celebrar a memória do estadista neste domingo (12/9). E ainda, o Memorial JK completou 40 nesta data.
Para a celebração, secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e a diretoria da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (Amabrasília) foram recebidas pelos proprietários da Fazendinha JK Rosana de Queiroz Servo e Antônio Henrique Belisário Servo.
A última residência do ex-presidente preserva, intactos, objetos pessoais e mobília original do casal Kubitschek. A Fazendinha JK foi herdada do ex-deputado paranaense Lázaro Servo, que comprou a propriedade do ex-presidente em 1984. Hoje, Rosana e Antonio Henrique administram o patrimônio. O local foi a última residência do estadista, de 1972 a 1974.
Projetada por Oscar Niemeyer, amigo pessoal de JK, a casa está aberta para visitação. No entanto, é preciso agendar com antecedência. Para agendar, basta mandar mensagem pelo Whastapp (99845-9030) com pelo menos 48 horas.
Além das mobílias originais e objetos de decoração da época em que o ex-presidente morava, a casa ainda conta com uma imensa biblioteca e uma vista privilegiada de uma nascente cercada pela vegetação do Cerrado.
A ação foi da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) e teve o objetivo de celebrar a data especial. No almoço, foi servido o prato preferido do ex-presidente: pernil suíno à pururuca, farofa de bacon com banana frita, tutu à mineira, frango caipira com angu. De sobremesa, doce de leite com goiabada cremosa.
Para a secretária Vanessa Mendonça, “celebrar o aniversário de JK é ressignificar a história de Brasília, essa história que é única e que trouxe brasileiros para construir e realizar esse sonho. Só um homem com a sua coragem e grandeza podia construir uma cidade em mil dias. Além disso, fortalece nossos propósitos”, disse.
40 anos de Memorial JK
Ainda como parte das celebrações em torno do 119° aniversário de nascimento de Juscelino Kubitschek, foi comemorado os 40 anos de inauguração do no Memorial JK. A cerimônia contou com a presença do governador Ibaneis Rocha. O espaço abriga a memória e história do fundador de Brasília.
O Memorial JK lançou ainda duas obras literárias como parte da programação. A primeira é voltada ao público infantil, e tem como título “De Nonô a JK”. A outra é o terceiro volume da coletânea “Memórias do Brasil — Discursos de Juscelino Kubitschek”.
O espaço está aberto ao público, sob medidas de distanciamento social e uso de máscara. As visitas ocorrem de terça-feira a domingo, de 9h às 18h. O acesso custa R$ 10 a inteira e há meia-entrada para estudantes e idosos.