Especialista diz que, aqueles que estão apertados e precisam de empréstimo, esse é o momento ideal
Faltam poucos detalhes, mas o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, garantiu que o pagamento da primeira de duas parcelas do décimo terceiro salário a aposentados e pensionistas ocorre no fim de maio.
“A pandemia, o principal motivo dessa antecipação, provoca uma crescente crise econômica. Familias de muitas pessoas desse público-alvo estão endividadas ou precisando de dinheiro. Assim, podemos dizer que esse é o momento ideal para que busca um empréstimo, devido a possibilidade de buscarem valores maiores e por conta da garantia de terem como pagar as parcelas”, explica o especialista em finanças Fernando Gonzaga.
De acordo com ele, duas vantagens ainda recaem sobre os aposentados e pensionistas. “A recente ampliação para 35% da margem de comprometimento da renda para quem precisa adquirir crédito, e as taxas baixas e acessíveis características que o serviço de consignado oferece”, orienta Fernando.
Um alerta feito pelo especialista é que a família avalie sua real necessidade. “É preciso priorizar as contas a pagar, dando foco aquelas que têm maior taxa de juros, como cartão de crédito e cheque especial”, enfatiza. “A recomendação, se necessário, procurar um consignado e, antes de qualquer coisa, fazer uma simulação”, finaliza.