Parceria entre o Conselho Tutelar local e instituições privadas da região garantem atendimentos com especialistas em casos de violações de direitos
A partir de setembro, crianças e adolescentes de Taguatinga em situação de vulnerabilidade serão encaminhadas para acompanhamento psicológico gratuito. A iniciativa é fruto de parcerias entre o Conselho Tutelar de Taguatinga I, que compreende as áreas sul, central e parte norte da região, com a Faculdade Cerrado e a Clínica Núcleo Ser.
“A ideia surgiu com o intuito de expandir a rede de apoio, tendo em vista a morosidade e a superlotação da rede pública de saúde. Essas parcerias ajudam e agilizam o atendimento às famílias”, explica o conselheiro tutelar João Felipe d’Avila, coordenador da unidade.
De acordo com João Felipe, os atendimentos ocorrerão nos espaços físicos dos parceiros, em dias e horários agendados diretamente com os responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes encaminhados.
“A porta de entrada será o Conselho Tutelar de Taguatinga I”, destaca o servidor. “Em princípio, o atendimento focará no público que reside em nossa área de atuação. Ou seja, crianças e adolescentes de 5 a 18 anos incompletos, com transtornos mentais leves, com dificuldades escolares, dificuldades de socialização e conflitos familiares”, explica e finaliza: “orientamos que as demais unidades em todo o DF montem parcerias semelhantes para expandirmos esse serviço tão importante.”