Parlamentar acha que essa é a saída para reduzir a quantidade de pessoas em situação de eu no DF
Há cerca de 3 mil pessoas em situação de rua no Distrito Federal, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O deputado distrital Ricardo Vale (PT), que passou a abraçar a causa recentemente, acredita que a ampliação do aluguel social é uma das saídas para amenizar a situação.
“Entrei agora nessa luta e acredito que uma das causas desse aumento é a pandemia. Ela afetou emocionalmente e psicologicamente muita gente. Aliado a isso, a crise econômica. As pessoas ficaram mais pobres”, avaliou o parlamentar.
De acordo com o distrital, a ampliação na concessão do benefício aluguel social é fundamental. “As pessoas não querem ficar nas ruas. Elas precisam de oportunidade”, destaca.
O benefício garante o pagamento de R$ 600 para as famílias. Ainda há entrega de passagens interestaduais para aqueles que têm residência em outras unidades da federação, mas não conseguiam retornar.
Ainda segundo Ricardo Vale, esse seria um primeiro passo. Depois disso, “é fortalecer esse política pública”. Ele enfatiza que não é uma estratégia que vai resolver o problema, mas um conjunto de proposições.
Ricardo Vale representa a Câmara Legislativa em grupo de trabalho com o GDF sobre o plano de acolhimento às pessoas em situação de rua. A equipe busca intensificar os trabalhos para garantir que as pessoas acolhidas não retornem às ruas e que novas ações de desocupação serão suspensas para que os órgãos do governo avaliem as primeiras intervenções feitas.