O artista brasiliense tem mais de 40 anos de história com a música, sendo metade fora do Brasil
Para os amantes de um som “good vibes”, gostoso de ouvir, cantar e dançar, o músico, cantor e compositor brasiliense radicado em Florianópolis, Biba Crema, lançou no dia 17 de julho o Videoclipe da música O Pescador, carro-chefe do EP. Vento Sul (com seis canções), que faz parte da Trilogia Trópicos. O projeto está sendo lançado após nove anos de produção e dedicação, e poderá ser acessado nas redes sociais do cantor (Youtube Biba Crema) e nas principais plataformas de streaming de música da internet, pelo link: https://ps.onerpm.com/6612134027
Ao ser questionado sobre o estilo musical do seu trabalho o artista brinca: “Seria uma mistura de Pop, Reggae & Rock, quem sabe? Como tudo mudou drasticamente no cenário fonográfico, eu como artista independente até os dentes, me dou o direito de começar com um funk-Rock e terminar com um forró-reggae e tá tudo certo, adoro essa liberdade”.
A Trilogia Trópicos começou a ser escrita em 2012, durante a primeira visita do artista à “Ilha da Magia”. “Fiquei imerso num processo criativo tipo “ping pong,” quando finalmente, numa maré boa e produtiva, consegui concluir todas as 18 canções da trilogia em 2021”, revela. Além de falar de amor, o som demonstra a relação do artista com a natureza, de uma forma leve e gostosa de ouvir.
Na sequência, chegará o EP Sereias dia 17 de outubro e, concluindo com o EP Flor Ímpar, dando as boas-vindas ao verão 21/22, fechando, assim, a Trilogia Trópicos. “Foram nove anos de gestação para concluir os EPs Vento Sul, Sereias e Flor Ímpar, esse último feito em homenagem à Ilha da Magia e aos queridos manezinhos. A Trilogia Trópicos é um rezo de amor e esperança, um canto para a vida”, afirma.
Trajetória de Biba Crema
Filho de mineiros, de coração também, Biba nasceu e o morou em Brasília-DF até o fim dos anos 80, esteve presente no movimento Rock Brasília, nos bastidores e na torcida geral da galera. Foi nesses encontros musicais que um dia resolveu deixar as flores e serenatas de lado para arriscar um Pop Love Music destilando o seu bem querer com poesias musicais.
Aconteceu no Estudio Zen, em Brasília, no Outono de 1986. Biba convidou os amigos da banda Os Culpados para gravarem o primeiro single: Gazela. Logo na sequência vieram Sangue das Manhãs e o Esquina Azul, fechando o EP. Rádio Zen e com o trabalho pronto, partiu para o trecho Rio/São Paulo como faziam os músicos de Brasília na época.
O artista afirma que dos tempos do trecho Rio/São Paulo tem ótimas recordações. Muitos aprendizados, encontros mágicos, entre eles, um simpático encontro com o Renato Russo da Legião Urbana no Estudio Drum no Rio de Janeiro. Depois de escutar a música Gazela, Renato escreveu espontaneamente uma carta bastante atenciosa, recomendando o trabalho de Biba aos produtores musicais Jorge Davison e Mayrton Bahia que até hoje comandam a cena de grandes produções musicais pelo país afora.