Portal Indica Brasília

Brasília 61 anos: o estilo da capital

Soma de várias tendências, Brasília, aos poucos, define suas características

Quando falamos em estilo brasiliense, pensamos, ao mesmo tempo, nas características formais da Esplanada dos Ministérios e naquelas mais descoladas da orla do Lago Paranoá. Prestes a completar 61 anos, a capital vai, aos poucos, formando seu comportamento próprio.

Com formação nos EUA, Argentina, Inglaterra e Japão, Fabio Hiro, um dos principais especialista em design de corte e colorimetria em Brasilia, tenta definir qual seria o estilo da cidade. “Bem heterogêneo. Com muitos estilos e comportamentos. Uma pegada ora regional ora cosmopolita como Nova Yorque”, compara. “Temos pessoas do Brasil inteiro morando por aqui, inclusive o corpo diplomático. Então imagina a diversidade”, explica.

Filho de imigrantes japoneses e nordestinos, Hiro aprendeu a conhecer melhor as características da cidade. “Passei a olhar com mais carinho e respeito para o Brasil depois que morei fora e tive a oportunidade de viver outras culturas”, conta.

Visionário, o design de corte trabalha com sonhos e objetivos. “Desejo entregar soluções pautadas a beleza e a individualidade de cada pessoa, uma pegada bem personalizada e livre de mesmices”, define-se, Hiro.

Por Ádamo Araujo