Renomados chefs de cozinha dão sua opinião sobre o prato típico da cidade
Brasília chega aos 61 anos ainda tentando definir qual seria seu prato típico. Convidamos alguns renomados chefs de cozinha para tentarem bater o martelo nessa questão.
Para Fábio Marques, por ser uma cidade de muitas culturas e relativamente jovem, a capital nacional ainda não consolidou uma gastronomia típica.
Com bagagem gastronomica de países como EUA e Austrália e após ter cozinhado para celebridades no nível do Beatlle Paul McCartney, da apresentadora Xuxa e da musa Nicole Bahls, entre outros; o chef acredita que o sabor do DF “vem se formando e reúne o que há de melhor de cada pedacinho do país”.
“Nosso prato típico é a junção dos melhores sabores desse nosso maravilhoso pais”, conclui Fábio, que atualmente atua no Doma Rooftop. “Do churrasco ao peixe, o famosos Pato no Tucupi ao arroz com pequi, buchada de bode, o franguinho com quiabo ao delicioso e tão amado pãozinho de queijo”.
O brasiliense participante do Master Chef e especialista em gastronomia do Cerrado, Vinícius Rossingnoli, também não se atreve a decretar um prato. Assim como Fábio Marques, ele acredita na integração de culturas do DF, o que forma uma explosão de sabores de várias regiões.
“Acredito que, em algumas décadas, com essa pegada do Cerrado, a gente passe a ter, de fato uma comida tida como típica de Brasilia”, destaca o chef que, no dia do aniversário da cidade, participa do Happy our nas Alturas, quando se junta a outras feras para cozinhar em no heliponto do prédio Meliá Brasil 21.
Por Ádamo Araujo