Portal Indica Brasília

Brasília 61 anos: um brinde à capital

Quais vinhos combinam com a cidade, seu clima e sua temperatura

Brasília vem de uma safra exclusiva. Essa seria a definição da capital se ela fosse um vinho. Para a enologa Daiana Nasteoli, essa cidade combina, sem sombra de dúvidas, com vinhos finos, com as castas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Syrah. “São uvas que nossos produtores do Cerrado estão desenvolvendo num projeto grandioso nos arredores de Brasília”, justifica a especialista.

Ela ressalta também os vinhos de Goiás. “Temos também o vinho da uva Syrah (Seu Claudino), produzido no Planalto Central em pleno Distrito Federal”, completa Daiana.

Daiana escreve a coluna semanal Rosé, no Portal Indica Brasília, na qual aprofunda nas questões referentes aos prazeres de um bom vinho. Os temas são acerca de atualidade, curiosidades, lançamentos, dicas sobre viagens bebida e muito mais.

De acordo com ela, Brasília promove uma verdadeira diversidade de sabores. Seja por conta das várias comida saborosa, ou pelos variados tipos de vinhos, atrás dos quais temos enólogos do mundo inteiro.

“Falando de um modo sucinto, Brasília tem esse ‘sabor’ característico do terroir do cerrado, cheio de revelações e sonhos sendo conquistados. Um lugar com muita coisa para ser explorada”, destaca a especialista.

Além de colunista e enóloga, Daiana Nasteoli é cofundadora do e-commerce de vinhos VemVinho. Ela vive em busca de englobar tudo de interessante e principal de cada região desse universo encantado dos vinhos.

Por Ádamo Araujo