Portal Indica Brasília

Brasília se estabelece como a terceira cidade mais visitada pelos brasileiros

Capital é composta por um cenário completamente à parte

De acordo com dados levantados pelo Ministério do Turismo, Brasília foi eleita a terceira cidade do Brasil preferida pelos viajantes. A capital ficou atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com dados obtidos pela Inframérica, somente em agosto deste ano, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck recebeu 950.614 passageiros que circularam pelos dois terminais. A capacidade de pista aumentou desde 2012 e é hoje a maior do país, podendo operar mais de um voo por minuto.

Ainda segundo a Inframérica, mais de 5,8 milhões de passageiros circularam pelo Aeroporto JK entre janeiro e agosto de 2021. Isso porque o aeródromo também é o único da América do Sul que permite aviões pousar e decolar ao mesmo tempo em ambas as pistas.

Além dos avanços no aeroporto, Brasília não é mais um atrativo de turismo apenas pela grande quantidade de políticos e personalidades do setor que vem e vão durante a semana. A capital é composta por um cenário completamente à parte. “Somos o maior museu a céu aberto com obras de Oscar Niemeyer, temos o maior lago artificial do mundo. Brasília é a única capital internacional com acesso rápido, de apenas 15 minutos, entre o Aeroporto e o centro da cidade e temos aqui a representação de 134 embaixadas”, disse a secretária de Turismo Vanessa Mendonça.

Para a secretária, esse novo olhar do turismo se construiu devolvendo o significado de ser a capital do Brasil, Patrimônio Mundial Cultural, Cidade Criativa do Design para todos os brasileiros. “Se Juscelino Kubitschek construiu uma cidade, nós podemos ressignificá-la, quando for necessário”, ressalta Vanessa Mendonça.

Data comemorativa

Criada em 1980, o Dia Mundial do Turismo é celebrado este ano nesta segunda-feira (27/9). Estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a data foi estabelecida para comemorar os dez anos do lançamento do estatuto da organização, editado em 1970. O objetivo era ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade, considerada a maior indústria do planeta.

“O turismo é a alternativa sustentável para o desenvolvimento, por meio da economia criativa, principalmente nestes tempos de retomada das atividades, pós-pandemia”, afirma Vanessa Mendonça. Ela destaca que o turismo é importante para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação dos horizontes culturais.

Considerado uma atividade econômica alocada no setor terciário da economia, o turismo vem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais. E em Brasília o turismo envolve tanto os estabelecimentos e serviços, hotelaria e transporte. Além de outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas.