Portal Indica Brasília

CCBB exibe exposição sobre acolhimento de refugiados de venezuelanos no Brasil

Até dia 31 de outubro serão expostas fotografias de histórias reais

A exposição “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil”, do fotógrafo Antonello Veneri, estará aberta ao público a partir deste quinta-feira (30/9) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A mostra traz imagens sensíveis e fieis sobre o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração social no Brasil.

Até dia 31 de outubro, fotografias de histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima, nos últimos anos, em busca de oportunidades para reconstruirem suas vidas em um novo país, estarão expostas no vão central do CCBB.

Antonello Veneri cruzou a fronteira com a Venezuela e percorreu as cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, locais que marcam a chegada dos venezuelanos. Ele ainda passou por Brasília, Concórdia e Seara, no Oeste catarinense, para ilustrar o trajeto percorrido por essas famílias, desde que chegaram ao Brasil, até a conquista de sua autonomia.

A exposição integra o projeto social “Acolhidos por meio do trabalho”, implementado há dois anos pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

O projeto visa, entre outras ações, apoiar a interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos que estão em centros de acolhida, em Boa Vista (RR), para outras cidades brasileiras, onde há oportunidades de trabalho.

Não é necessário agendamento para visitar a exposição.