Rede de instituições acadêmicas e órgãos de pesquisa busca fortalecer atividades em benefício da população
Universidades unidas em prol da pesquisa. O Centro Universitário de Brasília (CEUB) reuniu, na última quinta-feira (24), reitores e extensionistas de universidades da região para debater e formular propostas para novo edital de projetos de extensão. Em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP DF), o grupo delineou diretrizes para apoiar programas de iniciação científica que beneficiam diretamente a comunidade por meio de serviços de inovação e do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Além de fortalecer a pesquisa, o encontro destacou a criação de atividades de extensão universitária, incluindo a capacitação de estudantes e um diálogo mais próximo entre o universo acadêmico e a sociedade, que resultará no novo edital de chamamento público da FAP DF. A minuta do edital, fruto do debate coletivo entre os gestores, prevê o investimento de R$ 500 mil, dividido em cinco projetos de extensão, com duração de até 24 meses, englobando viagens técnicas e a participação em eventos de pesquisas científicas.
Para Rafael Lopes, Reitor do CEUB, o encontro reforça um compromisso em promover a inovação social, com as universidades do DF unidas em prol do avanço acadêmico e do fortalecimento do papel social da educação superior. “Tivemos a honra de receber gestores de centros universitários do DF para debater a teoria e a prática juntas, ampliando a visão de mundo dos estudantes. Esses projetos vão transformar a vida das pessoas”, afirmou Lopes.
Quando o conhecimento gerado nas universidades ultrapassa os muros das instituições, ele contribui diretamente para a melhoria de vida local, conforme defendeu o reitor do CEUB. “A proposta deste edital de extensão é criar um futuro acadêmico voltado para o bem-estar coletivo, formando profissionais cidadãos e promovendo mudanças positivas para a comunidade do Distrito Federal”.
Segundo a superintendente científica, tecnológica e de inovação da FAP DF, Renata de Castro, essa colaboração em rede entre as universidades é fundamental para concretizar ações que favoreçam tanto a pesquisa como a formação de profissionais comprometidos com a cidadania. “Esse encontro permitiu o nosso primeiro ato conjunto, um edital de extensão para duas ou mais universidades proporem projetos em benefício da comunidade”, completou Renata. A expectativa é que o edital seja divulgado em novembro.