O Complexo Cultural do Choro terá uma quarta repleta de música instrumental e samba
Bandolim na mão, sax na boca e samba no pé são as atrações do “Choro Livre Convida” desta quarta-feira (7), a partir das 19h30, no palco do Clube do Choro. Como parte do projeto Complexo Cultural do Choro, o regional mais ativo e duradouro de Brasília recebe artistas de destaque na cena musical da cidade.
Desta vez o grupo chamou Victor Angeleas, um dos mais criativos instrumentistas da cidade, duas vezes premiado em Nova York pelo Independent Music Awards. E também o saxofonista venezuelano Carlos Cárdenas, com uma carreira de mais de 30 anos dividida entre Caracas, São Paulo e Brasília, transitando entre a MPB, a música erudita e o jazz. Para fechar a noite, a cantora Teresa Lopes, legítima representante do samba de raiz afro-brasileira, vai usar seu conhecido potencial vocal para reinterpretar clássicos do gênero.
Com centenas de shows realizados ao longo dos últimos 30 anos, o Choro Livre é formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto (violão de sete cordas), George Costa (violão de seis cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão). O grupo já levou o choro de Brasília a 38 países dos cinco continentes, gravou três discos e dividiu o palco com nomes como Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Armandinho Macedo, Altamiro Carrilho e outros grandes nomes.
Sábado tem Piquenique Chorão com Kids Jam no Espaço Cultural do Choro e ensaio aberto no Parque da Cidade
Encontro de improvisação em dança entre crianças, mães e pais, o Baby Jam é uma experiência de afeto para libertar o movimento espontâneo e ampliar os canais de comunicação entre adultos e crianças. Dos princípios da educação somática e do contato–improvisação, o Psoas e Psoinhas propõe um espaço de liberdade onde o principal requisito é o estado de presença, a partir da observação, da escuta e do toque surgem os movimentos entre adultos e crianças, uma grande brincadeira de dança e música ao vivo. Tudo isso acontece neste sábado (10), na área externa do Espaço Cultural do Choro, a partir das 11h00.
No mesmo horário, quem passar pelo estacionamento 10 do Parque da Cidade pode participar do Ensaio Aberto com alunos e professores da Escola Brasileira de Choro. Uma roda musical democrática e gratuita para quem gosta de música. Ao meio-dia, a tradicional Feijoada com Samba toma conta da área externa do Espaço Cultural do Choro, recebendo público de todas as idades em torno de boa gastronomia com excelente música ao vivo.
Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio- master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”
Sobre a Shell Brasil:
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Confira a programação:
Dia 07/08:
19h30 – Choro Livre Convida Victor Angeleas, Teresa Lopes e Carlos Cárdenas
Dia 10/08:
11h00 – Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro (estacionamento 10 do Parque da Cidade)
11h00 – Piquenique Chorão com Kids Jam (área externa do Espaço Cultural do Choro)
12h00 – Feijoada com Samba (área externa do Espaço Cultural do Choro)