Se sozinhos já são bons, imagina juntos
Chocolate e vinho formam uma dupla deliciosa e um pouco difícil também! São dois produtos com muita personalidade e, quando estão juntos, podem criar faíscas. Isso acontece porque o chocolate reúne três elementos complexos: gordura, açúcar e sabor intenso.
A gordura deixa a boca untuosa e a doçura impregna no paladar, obstruindo as papilas gustativas e tirando o sabor de tudo que for ingerido depois. Poucos vinhos possuem estrutura para chegar perto da força desse doce ou apresentam características que equilibram o chocolate.
Então, hoje eu trouxe dicas preciosas para você acertar em cheio na hora de escolher o seu rótulo e o tipo de chocolate!
Chocolate Meio Amargo:
– Cabernet Sauvignon com passagem por barrica;
– Syrah.
Chocolate Amargo:
– Syrah com passagem por barrica;
– Malbec com passagem por barrica;
– Tannat;
– Vinho do Porto Tawny.
Chocolate ao Leite:
– Porto Ruby;
– Merlot;
– Lambrusco.
Chocolate Diet
– Pinot Noir;
– Espumante Brut.
Chocolate Branco
– Riesling;
– Colheita Tardia;
– Sauvignon Blanc.
Chocolate ao Leite com Castanhas
– Merlot;
– Zinfandel;
– Lambrusco;
– Porto Ruby.
Entre vinho e chocolate qual a harmonização perfeita?
A harmonização perfeita entre chocolate e vinho é aquela que você mais gosta! Por se tratar de uma combinação incerta, cada paladar receberá o resultado de um jeito. Por isso, não tenha medo de testar novas combinações e experimentar diferentes estilos. Faça isso até encontrar o seu par preferido. Muito mais do que as regras, respeite o seu gosto.
Por: Daiana Nasteoli Maia
Daiana Nasteoli é especialista em vinhos e fundadora do e-commerce de vinhos Vem Vinho, e vive em busca de englobar tudo de interessante e principal de cada região desse universo encantado dos vinhos.