É cada vez mais comum a escolha da ave como animal de estimação. Coloridas, alegres e divertidas, elas caíram no gosto da população e a procura por estes animais cresce a cada dia.
O mercado de compra e venda de aves pet como calopsitas, ringnecks e periquitos-australianos está bastante aquecido. O médico veterinário da Natural Pet Elber Costa, especialista em animais silvestres e exóticos, com formação em Homeopatia Injetável conta que nem todas pessoas que comercializam estes animais são éticas e muitas informações sobre a origem e condição de saúde da ave são ocultadas com o mero propósito de se concluir uma venda. Por isso, se você pretende adquirir uma ave para ser a nova moradora do seu lar, é preciso se atentar a algumas recomendações.
Elber Costa explica que antes de mais nada é preciso que o futuro tutor de ave estude diversas espécies com o fim de saber qual a que melhor se encaixa no seu estilo de vida. Existem espécies que precisam de autorização do IBAMA para serem criadas, portanto só podem advir que criadouros devidamente registrados. Por exemplo, o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é uma espécie silvestre e só pode ser comercializada com anilha, microchip e nota fiscal. Já a criação de calopsitas não é tão regulamentada e basicamente qualquer pessoa pode comercializar um filhote que tenha nascido em sua casa. Isso alimenta um comércio informal enorme.
Outro aspecto a ser observado é a saúde da ave. Procure saber a procedência da ave, se há controle da data de nascimento e se os pais são testados com frequência para doenças. Você pode também solicitar ao criador que realize os exames na ave, antes de adquiri-la. Naturalmente isso irá gerar um custo maior, mas justificável. “No momento de escolher a ave observe as penas, principalmente ao redor das narinas e da cloaca. Elas não podem estar sujas com secreções ou fezes. Veja a atitude da ave. Ela deve estar ativa, com postura ereta, olhos brilhantes e interativa. Se a ave estiver quieta, arqueada, sonolenta ou com olhar opaco e desinteressada com o seu ambiente ela provavelmente estará doente”, ensina o veterinário.
Finalmente, é importante levar a ave, tão logo seja adquirida, para a avaliação por um médico veterinário especializado e construir com ele uma relação duradoura e de confiança. “Somente o médico veterinário será capaz de lhe orientar sobre manejo e nutrição adequados bem como meios de proporcionar uma vida plenamente saudável para a sua ave, reduzindo a necessidade da terapia curativa e fortalecendo a conduta preventiva. Resumindo: Mais vida e menos hospital! ”, conclui Elber Costa.
NaturalPet
Telefone: (61) 99935.9006 / 99588.9006 / 3686. 1166
SCLN 406, Bloco B. Brasília,
@vetnaturalpet @draanacatarina
e-mail: contatonaturalpet@gmail.com