Empresas se aproveitam da inocência de pessoas idosas para oferecerem dinheiro
Sabe quando toca o telefone com DDD de outro estado e o atendente oferece dinheiro rápido e fácil? Pois é, cuidado. Além de poder ser um golpe, talvez se trate de uma empresa financeira mal-intencionada querendo tirar proveito do cliente. Ainda mais quando se trata de pessoas idosas, como é o caso de muitos aposentados e pensionistas, que sem entender bem, acaba aceitando a proposta e complica suas finanças substancialmente.
“Quando alguém vai aceitar empréstimo, a primeira coisa é saber se a empresa tem sede na sua cidade”, explica a analista em finanças Eliane Alves.
De acordo com ela, as instituições até atuam interestadualmente, porém é preciso ter o contato físico com a prestadora do serviço. “Por questões simples, como o fato de você saber a quem recorrer se der algum problema”, completa.
Ela lembra que, no início do mês de fevereiro, uma aposentada do DF forneceu todos os dados a uma atendente que ligou de um prefixo 011, de São Paulo. “Eles se aproveitaram da inocência da senhora, fantasiaram o serviço e o venderam sem ela ter a necessidade. Quem não quer dinheiro rápido e fácil”, indaga a especialista. “Mas o vendedor não explica bem as consequências depois, ou seja, a forma de pagamento”, completa.
De acordo com a instrução normativa n°39, do INSS, é proibida a prática de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas sem autorização. Caso seja feito, o cidadão tem o direito de pedir imediato cancelamento. A orientação do instituto é que o prejudicado acione o Portal do Consumidor, denuncie para o Procon e acione o Ministério Público local.
Para quem realmente precisa de empréstimo, Eliane Alves recomenda uma pesquisa, ou até uma consultoria especializada, para saber qual linha de crédito é a melhor dependendo da situação da pessoa. Ela destaca que vários pontos precisam ser analisados, como: se a pessoa está empregada, onde ela pretende usar esse dinheiro, quanto da renda mensal vai ser comprometida, entre outros.