Portal Indica Brasília

Desconto em salário de servidores gera indignação

Trabalhadores formam fila quilométrica após sindicato aprovar desconto no salário

Servidores públicos do Distrito Federal formaram uma fila quase sem fim no Conic, nesta segunda-feira (9). O motivo foi um desconto polêmico e pouco divulgado de 1% em folha de pagamento. A confusão começou nas primeiras horas da manhã e se estendeu ao longo do dia. O débito se refere a uma taxa assistencial proposta e aceita pelo Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do DF (Sindser).

A votação do desconto ocorreu em assembleia na semana passada. Muitos dos servidores na fila criticaram a medida e disseram que a reunião ocorreu sem ampla divulgação. Para piorar, a categoria reclamou que a entidade deu apenas cinco dias úteis (até quarta-feira, dia 11) para quem quisesse desautorizar a cobrança, o que deveria ocorrer de forma presencial com uma solicitação por escrito. O resultado foi imensa fila formada.

Quem quisesse contestar a perda salarial precisava correr, pois os horários eram de 10h às 11h30 e de 14h às 16h. Outro ponto que gerou muita reclamação.

Entre os servidores afetados estão trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), entre outros.