Com fachadas em concreto pigmentadas que muda de cor, sistema de ar puro, água potável em todos os pontos e personalização completa da planta, o Auris Residenze será o primeiro edifício-árvore do Brasil. O projeto prevê economia de até 52% no consumo de água e 26% de energia elétrica, e terá certificações internacionais como WELL e LEED.
Junho de 2025 – Em um mercado imobiliário onde a busca pelo prédio mais alto ainda dita tendências, o Grupo Fischer aposta em um caminho oposto: um edifício que simula o comportamento de uma árvore e coloca a saúde, a eficiência e a personalização no centro do projeto. Com apenas 26 unidades residenciais, VGV estimadas em R$ 100 milhões, o Auris Residenze, que será construído em Balneário Camboriú (SC), propõe um novo modelo de moradia no segmento de alto padrão. Apelidado de “edifício-árvore”, o projeto tem fachadas em concreto pigmentado que muda de cor com o tempo, jardineiras suspensas com supervisão autônoma e brises horizontais inspiradas em arbustos, que atuam como elementos naturais de regulação térmica e solar. Com essas soluções, a estimativa é de redução de até 52% no uso de água, 26% no consumo de energia elétrica e 42% na necessidade de ar condicionado. Além disso, o empreendimento terá certificações internacionais como WELL, focada no bem-estar do morador, e LEED, voltada para eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
“O Auris não é apenas um novo empreendimento, é uma resposta concreta a uma mudança de paradigma no mercado imobiliário. Vemos uma transição clara do luxo tradicional para um luxo que integra saúde, sustentabilidade e personalização. Nossa proposta com o primeiro edifício-árvore do Brasil é antecipar essa transformação e entregar um modelo de moradia que dialoga com as demandas atuais — pessoas que querem viver bem, com mais eficiência, consciência ambiental e tecnologia a serviço do bem-estar”, afirma Claudio Fischer, presidente do Grupo Fischer.
O projeto foi assinado pelo escritório italiano Archea Associati, comandado pelo arquiteto Marco Casamonti, conhecido por obras como o Estádio Nacional da Albânia e a vinícola Antinori, na Toscana. Cada apartamento tem cerca de 187 m², pé-direito de 3,10 metros e a possibilidade de personalização completa da planta interna, com apoio técnico da incorporadora. Os compradores também terão a opção de desenvolver o projeto de interiores com o próprio Casamonti, reforçando a integração entre conceito inovador e ambientação dos espaços.
A torre terá estrutura torcional e exoesqueleto aparente, garantindo flexibilidade arquitetônica e uma estética que foge dos padrões tradicionais. A fachada será composta por brises horizontais inspirados em arbustos, que acompanham jardineiras orgânicas e mudam de cor com o tempo, assim como ocorre na natureza — reforçando o conceito de arquitetura viva. O edifício contará ainda com sistema central de purificação de água potável, ventilação ativa em todos os ambientes, inclusive nas garagens, e sensores de CO₂ para controle contínuo da qualidade do ar.
Sobre o Fischer Group
Focado em projetos ousados e visão empreendedora marcada por gerações, a história do Grupo Fischer tem relação direta com o desenvolvimento da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e começou na década de 50 com a inauguração do primeiro hotel de luxo da cidade, o Hotel Fischer, um marco para hotelaria local e nacional na época e que recebeu grandes personalidades públicas e celebridades. A marca Fischer avançou em renovação e, por meio de especializações e estudos intensos no Brasil e no exterior, trouxe na terceira e na quarta geração, a missão de propagar o “novo luxo” diretamente relacionado à qualidade de vida. Por meio de parcerias com grandes marcas da construção civil, executou empreendimentos diferenciados e de alto padrão como o Terraço Boa Vista, a Casa Cubo, a Casa Estaleiro e o Fischer Dreams, que está sendo erguido no mesmo local do antigo hotel. Auris Residenze entra no mercado como uma “obra-prima da arquitetura viva” e consolida ainda mais o Grupo Fischer no mercado de empreendimentos ao estilo “boutique”.