estratégica que alia economia, parceria e confiança
Em meio a um cenário econômico permeado por constantes mudanças, as empresas
nacionais estão cada vez mais buscando maneiras de otimizar suas operações e reduzir
custos. Não por acaso, de acordo com um levantamento realizado em 2024 pela
Associação Brasileira de Property, Workplace & Facility Management (ABRAFAC), o Brasil
detém atualmente o maior mercado de facilities da América Latina. Ainda segundo o estudo,
64% das empresas que têm adotado essa solução estratégica são do setor privado.
Nesse sentido, as empresas brasileiras têm apostado na terceirização de facilities como
estratégia para otimizar seus processos, reduzir custos operacionais e focar no que
realmente importa: seu core business. Ao delegar serviços como segurança, limpeza e
manutenção para empresas especializadas, as organizações conseguem direcionar seus
recursos e equipes para atividades estratégicas, melhorando a produtividade e a eficiência
do negócio.
Além de reduzir custos, a terceirização contribui para a otimização do tempo e da
produtividade das equipes internas, garantindo que as empresas operem de forma mais
eficiente. Esse modelo também assegura a continuidade dos serviços, pois conta com um
quadro qualificado de profissionais prontos para cobrir ausências e suprir demandas com
agilidade e eficácia
Vale ressaltar que, na hora de contratar uma terceirização de facilities, é fundamental
atentar-se a alguns quesitos fundamentais. O tempo de experiência de cada equipe
profissional é determinante para a boa qualidade do serviço. Outros pontos envolvem a
realização de uma análise da capacidade financeira da empresa para honrar com os
compromissos legais e fiscais para com seus colaboradores e se certificar de que o
prestador de serviço possui alvará de funcionamento. Além, é claro, de uma análise da
flexibilidade para lidar com as demandas dos clientes. Em contrapartida, a empresa
contratante precisa estar ciente de sua responsabilidade solidária em eventuais processos
trabalhistas.
Desse modo, diante desse contexto, a Brasfort é um exemplo de empresa que oferece a
terceirização de facilities e que preza pela qualidade dos serviços prestados, transmitindo
confiança e segurança aos seus clientes e parceiros, além de celeridade, aumento da
produtividade, redução de custos internos e externos e potencialização de resultados.
Por fim, a título de curiosidade, a terceirização de mão de obra em condomínios, por
exemplo, já era considerada uma prática comum, porém, com a regularização de todas as
áreas pela Lei nº 13.429/2017, tornou-se mais popular por oferecer diversas vantagens.
Confira abaixo alguma delas:
Principais vantagens da terceirização de facilities
Redução de custos e previsibilidade orçamentária: ao terceirizar serviços não
essenciais, as empresas podem reduzir significativamente os custos operacionais,
eliminando a necessidade de investir em infraestrutura e pessoal. Além disso, com
contratos fixos e gestão centralizada dos serviços, as empresas evitam gastos inesperados
e podem planejar melhor seus custos mensais e anuais.
Acesso à especialização: a terceirização permite que as empresas contratem
fornecedores especializados, garantindo serviços de segurança e vigilância de alta
qualidade que atendem às normas e regulamentações do setor.
Flexibilidade e escalabilidade: com a terceirização, as empresas podem ajustar os
serviços de acordo com a demanda, permitindo uma resposta rápida a mudanças no
mercado e nas necessidades dos clientes.
Foco no core business: ao liberar a gestão de facilities, as empresas podem concentrar
esforços nas atividades que geram valor direto, como a melhoria dos serviços de vigilância
e segurança.
Aprimoramento da qualidade do serviço: a terceirização de especialistas em facilities
pode resultar em melhorias na qualidade dos serviços prestados, já que esses profissionais
são treinados e têm experiência em suas respectivas áreas.
Saiba mais sobre a Brasfort:
A Brasfort é uma empresa especializada em soluções 360º e integradas de vigilância,
segurança eletrônica, limpeza, conservação e manutenção. Foi fundada em 1987, em
Brasília, e conta com uma cartela extensa de clientes, seja na iniciativa pública ou privada.
Emprega mais de 6 mil funcionários no Distrito Federal e outras Unidades da Federação,
além de ser pioneira em seu segmento, ao implementar em 2014, um programa de política
de integridade, que estabelece princípios, diretrizes e funções de compliance em todos os
níveis. Acesse o site e o perfil da Brasfort no instagram @brasfortoficial.