O festival Enchefs RJ 2021 encerrou a edição neste domingo (26/9) com uma programação especial. O coordenador do evento, o chef Pedro Alex, demonstrou gratidão e orgulho da experiência gastronômica que reuniu cozinheiros de todo o Brasil. “Foram três dias maravilhoso. Teve muita luta e muito esforço mas nós conseguimos entregar. Queria agradecer a todos que colaboraram com a gente para isso acontecer”, disse Pedro Alex.
O encontro, que aconteceu em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, deste ano superou as expectativas do coordenador, que executou a função pela primeira vez. Pedro afirmou que está vendo o Enchefs ir para o caminho certo. “O evento está ganhando muito destaque, está maravilhoso. A gente vê que estamos no caminho certo, só tiveram coisas positivas e se Deus quiser anos que vem vai ser melhor ainda”, revela Pedro Alex.
O Enchefs RJ 2021 reuniu 17 chefs de 25 Estados do país para ministrar aulas show focadas em apresentações especiais de receitas ao lado de chefs embaixadores e convidados.
Além disso, o Enchefs ainda apresentou palestras e mesas-redondas sobre o desenvolvimento profissional e a segurança dos alimentos, e debates a respeito do impacto da culinária em outros âmbitos da sociedade assim como os desafios atuais da produção de alimentos.
O concurso gastronômico principal selecionou três chefs para concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã, considerado como o Oscar da gastronomia brasileira. O primeiro lugar foi para o chef Ricardo Rodex. A segunda colocação foi para o chef Cadu Freitas. E em terceiro, o chef Vitor Hugo de Oliveira.
O encerramento do dia ficou por conta do workshop Sabores do Brasil, em que os chefs se reuniram no hotel Mercure Nova Iguaçu para apresentar receitas e abordar a importância da gastronomia brasileira ao ensinar pratos típicos de cada região.
Um dos convidados desta edição foi o chef João Diamante (Mestre do Sabor). Sobre o evento, João disse que um encontro dessa magnitude, com cozinheiros de todas regiões do Brasil, que reúne amantes da gastronomia brasileira é um network incrível. “Todo mundo deveria oportunidade de participar deste evento, porque aqui é um lugar de compartilhar conhecimento”, destacou.
Confira os chefs convidados que participaram desta edição:
O chef Alessandro Rodrigues (AM), com o prato capeletti de pirarucu defumado, no tucupi branco ao perfume de puxuri e brotos comestíveis.
A chef Ruth Almeida (TO), participante do Cozinheiros em Ação 2016, apresentou o Estrogonofe Brasil.
A chef Vanja Rodrigues (PA), com a lasanha Marajoara.
O chef André Boratto (DF), que participou do Masterchef Brasil 2019, com o churrasco com emoção.
O chef Antonio Filho (SP) apresentou um ravióli de abóbora e queijo alvorada.
O chef Cumpade João (PB), cozinhou um Romeu e Juliette.
O chef Beto Bellini (RR) apresentou um risoto de cupuaçu com balsâmico de tucupi preto e dukkah amazônico.
A chef Dadá (BA) ensinou o bobó de Dadá.
O chef Gilmar Borges (GO) fez um cuscuz do cerrado com confit goiano e toques de Goiás.
O chef Ângelo Domiciano (GO) apresentou o sol do Cerrado goiano.
O chef Jaire Cunha (AC) fez um medalhão de pirarucu com banana da terra.
O chef João Diamante (RJ) apresentou um filé de Robalo, crosta de castanhas e pirão de laranja.
O chef Rodrigo Schweitzer (RJ), Vencedor do Hell’s Kitchen Brasil, fez um salmão com risoto de gorgonzola e pera caramelizada.
O chef Danillo Amaral (ES); cozinhou uma fregola sarda com polvo na manteiga de páprica picante, tinta de lula e emulsão de mel e socol.
O chef Rodrigo Barros (RJ), participante do Masterchef 2016, fez uma galinha com quiabo.
O chef Ramão Hendrischky (RJ) apresentou um cassoulet.
A chef Flora Dias (AP) fez uma pescada amarela ao perfume e frutos energéticos da floresta.
A chef Mônica Rangel (MG) apresentou uma salada de quinoa com bacon, camarão, gengibre e limão.
A chef Priscila de Ávila (PR) fez um risoto de limão siciliano e jalapeno poppers.
O chef Thiago Chiericatti (MG) cozinhou um crudo de vieira.
O chef Rosevaldo Souza (AC) fez um escondidinho de galinha caipira com aligot de macaxeira e chips de macaxeira.
O chef Arthur Cardoso (RJ) apresentou um nhoque de batata roxa com Alfredo e cogumelo paris / cremoso de goiabada com especiarias e sorvete de queijo.
O chef Renato Valadares (PE) fez um Xote ecológioco com lombo de pirarucu com farofa de avelã, musseline de inhame e beterraba e azeite de laranja cravo.
E chef Geane Rodrigues (RO) com o blinis de açaí com caviar.