Portal Indica Brasília

Escolas públicas da Ceilândia recebem Festival de Rock

Com 3 meses de programação, o projeto ocupa quatro escolas de Ceilândia com atividades diversas

Pioneiro no Distrito Federal, o Festival Revolução e Rock – FERROCK lança a primeira ação da sua 37ª edição. O Ferrock Arte nas Escolas acontece até dia 21 de maio, com atividades pedagógicas. Além de bandas de rock da capital, o Ferrock Arte nas Escolas leva oficinas de arte para os alunos da rede pública de Ceilândia.

A iniciativa possui, além do cunho socioeducativo ambiental, um viés ligado ao patrimônio imaterial brasileiro, uma vez que os eventos utilizam expressões mais populares como chamariz para apresentações da nossa cultura tradicional, que se mesclam e interagem harmonicamente. Assim misturam o rock em suas várias vertentes com a cultura popular, trazendo riqueza e diversidade ao evento. O projeto ´é realizado em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Há quase 40 anos valorizando a cultura e o rock local, o Ferrock se mantém na trajetória ligada ao processo de organização cultural da cidade e as causas sociais. Ari de Barros, um dos fundadores do Ferrock, ressaltou que, durante o projeto, os alunos terão a chance de ampliar seu universo, indo além do cotidiano.

Grupo ginga ativa é uma das atrações deste festival Foto: Reprodução

Para Ari de Barros, é muito gratificante perceber que esses jovens se superam a partir de um trabalho que que todos têm capacidades, e o Ferrock deseja retirar as barreiras existentes.

Fernando Benicio, da segunda geração do Ferrock, lembra que o projeto da sequência ao histórico do festival. Ele acredita que esses esforços têm mudado a configuração de Ceilândia. “Como morador da cidade, fico muito feliz de ver as escolas com as portas abertas, recebendo culturas populares, ampliando horizontes, mostrando e fazendo arte com os alunos. Ofertando a eles um leque de oportunidades para que talentos sejam descobertos. Ceilândia passa a ser vista como um local que desperta sonhos.

FERROCK: TRADIÇÃO E PIONEIRISMO

Nomes consagrados como, Sepultura, Ira, Ratos de Porão, Made in Brazil, O Terão, sem deixar de mencionar as atrações internacionais como JJ Jackson (USA), Napalm Death (Inglaterra), Uriah Heep (Inglaterra), Suffocation (USA) e Johnny Winter (USA), são apenas algumas das atrações que já passaram pelos palcos do Ferrock.

Com a missão de oferecer ao público atividades socioculturais, lazer, diversão e informação, o Ferrock atribui seu sucesso por usar a música para abordar temas sociais que precisam ser debatidos e refletidos em conjunto.

Serviço:

37ª edição do Festival Ferrock – Arte nas Escolas

  • Quando: 1 abril até 21 de Maio
  • Onde: Escolas da Rede Públicas de Ceilândia
  • Ingresso: Gratuito

Confira a programação completa:

Centro de Ensino Fundamental 25 de Ceilândia

Grupo Curumim – 14 de abril nos períodos matutino e vespertino.

Escola Classe 45

Grupo Curumim – 13 de maio nos períodos matutino e vespertino; e

Grupo de Capoeira Ginga Ativa – 20 de maio ás 15h.

Escola Técnica de Ceilândia

Marcos Gretta e Banda – 05 de maio ás 15h;

Grupo Curumim – 21 de maio nos períodos matutino e vespertino;