· Sesc Pompeia recebe a última edição do evento em 2024, após encontros de sucesso no Rio de Janeiro e em Salvador;
· Gratuito, evento terá debates e oficinas para o público
Após duas edições em 2024, uma no Rio de Janeiro e outra em Salvador, o Festival Negritudes Globo chega com essa grande celebração em São Paulo. No dia 5 de setembro, o Sesc Pompeia sediará o evento que vai reunir profissionais do audiovisual, oficinas, música e muitas outras atrações celebrando o pertencimento e exaltando a presença negra no audiovisual nacional. O Festival Negritudes Globo é gratuito e as inscrições já estão abertas através do site negritudesglobo.com.br. Em breve a programação construída em parceria com o Sesc Pompeia será divulgada.
Em 18 de julho, em Salvador, mais de 1,5 mil pessoas puderam acompanhar debates sobre o respeito a todas as religiões, a representatividade de pessoas negras nas telas e nos bastidores e a educação antirracista, com participação dos jornalistas Zileide Silva, Felipe Velozo, das atrizes Maria Gal, Elisa Lucinda pelos atores Érico Brás, Amaury Lorenzo, do apresentador Gil do Vigor, e muitos outros nomes. Como música já é uma marca do Festival Negritudes Globo, o encontro teve uma apresentação inicial do Olodum com a Orquestra Afrosinfônica da Bahia e foi encerrado com um show da cantora Larissa Luz, com a participação especial de Tatau. Além das ações no palco principal, o evento foi recheado de muitas ativações para que as pessoas pudessem aproveitar enquanto esperavam entre uma mesa e outra.
Na edição do Rio de Janeiro, em 17 de maio, o Galpão da Ação da Cidadania, na Gamboa, foi palco de emocionantes encontros, verdadeira celebração da ancestralidade e da potência da presença negra no audiovisual brasileiro. As apresentadoras Thelminha de Assis, Kenya Sade, Rita Batista, os atores Lázaro Ramos, Taís Araujo, Sheron Menezes, Antônio Pitanga, Zezé Motta, as jornalistas Maju Coutinho, Lilian Ribeiro, Aline Midlej, e muitos outros nomes passaram pelo Festival e contribuíram nas mesas de discussão, assistidas pelas mais de 1,5 mil pessoas ao longo do dia. O cantor Jorge Aragão fechou a noite apresentando seus grandes sucessos.
O Festival Negritudes Globo São Paulo tem direção de Clayton Nascimento, roteiro de Dimas Novais e patrocínio de Nívea. Todas as edições estão disponíveis no Globoplay, liberadas para quem quiser ver e rever as ricas discussões.