Por Bruna Salgado
O restaurante da Tia Zélia, localizado na Vila Planalto, já tem 52 anos de funcionamento no mesmo local em Brasília. Frequentado por muitos funcionários dos Ministérios, da Câmara e do Senado, o restaurante é conhecido por ter preparações caseiras e muito saborosas.
A proprietária, Tia Zélia, é baiana e veio para Brasília casada, com três filhos, e, assim que chegou à Capital Federal, teve mais dois. Zélia veio trabalhar nas cantinas de obra onde aprendeu a cozinhar com Maria, a dona da cantina. Em seguida, foi trabalhar em casas de família até que abriu o estabelecimento, em 1979, na sua própria casa na Vila Planalto.
Hoje, ela não está mais à frente do estabelecimento e das preparações. Sua filha Márcia é a atual responsável pelo estabelecimento, e Gisele é a cozinheira e fica à frente das preparações, e foi muito elogiada pela Tia Zélia. A comida é servida no salão do restaurante, sua antiga casa, e também em frente ao local, um lugar fresco e arejado. Os restaurantes da região costumam utilizar a parte da frente dos lotes, depois da rua, para servir os clientes.
Segunda Tia Zélia, ela foi pioneira nessa modalidade. Começou a servir na calçada e os clientes começaram a sentar-se na parte da grama e pediram para serem atendidos lá. Ela começou a plantar nessa área, e hoje é um ambiente muito aconchegante em meio ao jardim da Tia Zélia, com mesas dispostas de maneira bem espaçada.
O local é ornamentado com plantas que a Tia Zélia mesmo cuida. Quando chegamos para conhece-la, Tia Zélia estava empenhada no plantio. O restaurante ainda é cheio de presentes e mimos que foi ganhando dos seus clientes e amigos.
Por ser uma senhora super simpática e receptiva, a maior parte dos clientes chega e já pergunta por ela. Ela conversa e dá atenção aos clientes no salão. Uma comida bem temperada, afetiva, com gosto de comida de vó, que, no caso, é comida de tia.
O cardápio tem um padrão, e a cada dia da semana oferece uma opção de prato específico, e o serviço conta com um pouco de cada um dos tipos de preparação.
Fomos ao Tia Zélia em um sábado, às 12h, e o restaurante estava tranquilo e foi enchendo aos poucos. O cliente paga por pessoa, e se precisar de reposição dentro das preparações do dia, o restaurante fornece.
As preparações do dia foram feijoada, carne de panela e costelinha suína ao forno, acompanhadas de arroz branco, couve refogada e farofa com carne.
A minha sugestão é a carne de panela. É maravilhosa!
O restaurante aceita reservas e encomendas mas não faz delivery, e fica aberto de segunda a sábado, das 11h30 às 14h.
Um lugar para conhecer no coração de Brasília.