Há mais de 30 anos, a Farmacotécnica cultiva ervas medicinais, e é hoje, uma referência mundial no assunto
O Projeto Preservar, uma importante ação social da Farmacotécnica, chega à sua 19ª edição para promover conhecimentos em torno do cultivo e manipulação de ervas medicinais no Distrito Federal.
O evento, que acontecerá de 12 a 16 de setembro, ocorre tradicionalmente na chácara da Farmacotécnica, localizada no Núcleo Rural Vargem Bonita – Park Way. Desta vez, o projeto volta a ser presencial, após a edição passada acontecer virtualmente, devido à pandemia da Covid-19.
Regatar os conhecimentos populares sobre as ervas medicinais e estimular a preservação do meio ambiente nas gerações mais novas, são os objetivos centrais do Projeto Preservar.
“Nós não devemos perder o conhecimento de outras gerações sobre o uso e manipulação das plantas medicinais. O evento irá alinhar tecnologia de cultivo junto aos conhecimentos do uso popular”, explica o diretor e farmacêutico da empresa, Rogério Tokarski.
Diretor e Farmacêutico Rogério Tokarski/Divulgação
Para isso, a chácara recebe alunos e professores do ensino fundamental, da rede pública e privada, assim como profissionais da saúde e toda a comunidade, durante os dias que acontecem a ação, sempre no período de flora e colheita da plantação de camomila.
Estudantes da Escola Classe Ipê foram preparados para que atuem como monitores durante o projeto e passem as informações necessárias aos visitantes sobre os processos de manejo, colheita, armazenamento e transformação das plantas em diversos produtos.
Divulgação
Uma série de atividades paralelas são desenvolvidas nas escolas parceiras do projeto, como oficinas e palestras. Além de aulas práticas sobre a produção de adubo orgânico, produção experimental de cosméticos e fitoterápicos, coleta e secagem de ervas medicinais e plantação de ervas como capim santo, carqueja, hortelã e guaco.
Sobre o Projeto Preservar:
O Projeto Preservar foi criado em 2001 por Rogério Tokarski, Romelita Milagres Takarski, Leandro Sá de Lima e Francisco Valdeberto de Oliveira. Em 2003, foi ganhador do Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF).
Serviço:
19ª edição Projeto Preservar Quando | 12 a 16 de setembro
Onde | Área Especial n° 5 – Núcleo Rural de Vargem Bonita/ Núcleo Bandeirante – DF Site: www.farmacotecnica.com.br