O homenageado pelo deputado Hermeto era pai do atual governador do Distrito Federal e pioneiro na Feira do Bandeirante
Em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (23), feirantes aprovaram a mudança do nome da feira permanente do Núcleo Bandeirante para “Ibaneis Rocha de Barros”, em homenagem ao pai do atual governador do DF, que foi um dos pioneiros da região administrativa e ajudou a fundar a feira.
A iniciativa é do deputado Hermeto (MDB), que destacou a importância de Ibaneis Rocha, falecido em 2017, para a criação e fortalecimento da feira permanente.
“Ele foi um dos fundadores da Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, que foi inaugurada em 1976, era um homem trabalhador e dedicado à sua família e à sua comunidade. Ele era conhecido por sua generosidade e por seu apoio aos comerciantes da feira” afirmou o deputado.
Revitalização da Feira
Localizada na praça central da região administrativa, a feira permanente está passando por uma reforma completa. Até o momento, já foi feita a recuperação e padronização da praça de alimentação, dos banheiros e dos boxes, além de restauração de equipamentos hidráulicos e elétricos, instalação do sistema de gás encanado individualizado, sistema de drenagem e construção de calçadas acessíveis.
“Foram R$ 14 milhões investidos na reconstrução desta feira. Por isso, os comerciantes praticamente dobraram seu faturamento. Temos hoje uma feira extremamente aquecida, com uma estrutura grandiosa”, afirmou Hermeto.
O administrador do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio de Oliveira, classificou como justa a homenagem ao pai do governador, lembrando que ele era um assíduo frequentador da feira, além de ter sido figura importante no crescimento do comércio da região. Ele também elogiou os investimentos do executivo na revitalização do local. “Agora temos a melhor feira de Brasília”, pontuou.
A mudança de nome da feira foi aprovada na audiência. Agora, o projeto vai tramitar pela CLDF e, caso aprovado pela Casa, seguirá para sanção ou veto pelo governador. A reunião ocorreu no auditório Garcia Neto, no Núcleo Bandeirante, e teve transmissão pelo canal do YouTube da Câmara.