FamTrip visa mostrar a cidade para os milhares de seguidores dos produtores de conteúdo
Pessoas que valorizam a história, as pessoas e a cultura de uma cidade podem mudar para sempre o destino de uma população. Foi isso que aconteceu com Formosa (GO). Com o projeto FamTrip Visite Formosa, a cidade ganhou mais vida e notoriedade depois do projeto que recebe grupos de influencers para mostrar as maravilhas da cidade para seus milhares de seguidores. O prefeito da cidade, Gustavo Marques e Pâmella Miranda, juntos, foram os responsáveis por alavancar a cidade para o turismo de belezas naturais e histórico.
A secretária de Turismo de Formosa, Pâmella Miranda começou a idealizar o projeto em 2019, como empresária, e queria abrir uma agência de turismo. “Eu montaria um projeto para trazer influenciadores do ramo de viagem para divulgar Formosa e consequentemente, a minha agência”, explica.
Ao apresentar a ideia do projeto, Pâmella foi logo indicada pelo Prefeito de Formosa, Gustavo Marques, para compor a equipe da Secretaria de Turismo. Já como assessora, a FamTrip foi tomando forma. “A ideia casou com um desejo de projeto parecido que a Prefeitura havia adiado por não ter pessoal suficiente para colocá-lo em prática”, conta Pâmella.
O projeto, idealizado por Pamella e realizado pela Prefeitura Municipal de Formosa, não consiste só em fortalecer a marca VisiteFormosa. A ideia principal é levar os influenciadores, tanto de Brasília quanto do país inteiro, para gerar um encantamento nesses perfis grandes, para que então, eles apresentem Formosa para os seus seguidores, fazendo com que cada vez mais, o turismo na cidade cresça. “Fui contratada pela prefeitura por causa do projeto. Foi muito bom porque ele ficou com uma identidade própria” afirma Pâmella.
O projeto também recebeu adesão total do comércio local da cidade, e com isso conseguiu se concretizar com sucesso. Hotéis, restaurantes, bares, cafeterias, supermercados, farmácias, lojas de produtos naturais, guias e atrativos turísticos foram os principais parceiros para fazer o projeto sair do papel. “O Famtrip impactou o comércio de uma maneira surreal. Foi importante para a população entender que Formosa é maravilhosa e pode sim viver do turismo”, conta Pâmella.
“Quem fomenta o turismo de Formosa não é a população da cidade. Quem consome são os brasilienses e as pessoas de outros locais. A população precisava conhecer Formosa pelas pessoas de fora para dar valor”, explica a secretária.
A Prefeitura da cidade providenciou os kits ofertados aos convidados, os carros e o transporte, o comércio local providenciou toda a alimentação e hospedagem necessárias e, os atrativos e guias ficaram por conta de mostrar nossas belezas naturais.
O projeto FamTrip Visite Formosa já recebeu 38 pessoas, divididos em 7 grupos, sendo eles: influenciadores, jornalistas e representantes de instituições importantes do trade turístico regional (Guia Curta Mais e Secretaria de Turismo do Distrito Federal) e nacional (Ministério do Turismo e Embratur). Os grupos permaneciam na cidade de quarta-feira à noite até domingo à tarde.
Pandemia
Por conta da Covid-19, o projeto está parado. “Hoje nós temos o grande vilão que é a pandemia, no momento que não pode ter aglomeração. Neste ano, nem em 2020 não aconteceu. Uma pena porque desfez todos os nossos planos”, lamenta Pamella.
Mas o objetivo de fomentar o Turismo em Formosa não está finalizado. Ainda há muito o que fazer pela frente e a secretária garante que é apenas o começo. “Já totalizamos quase 7 milhões de seguidores alcançados por conta desse projeto. O nosso plano agora é trazer artistas de todo o país, além e outros influencers. Então isso vai entregar conteúdo para um público muito maior”, revela a secretária de Turismo de Formosa.