Procedimento que demorava até três dias foi reduzido para cerca de 24 horas
Aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que pretendem contratar empréstimo consignado passam a contar com uma facilidade. O que antes demorava até três dias para ser averbado, passa a ocorrer em 24 horas.
Ou seja, dentro de um dia o dinheiro já está liberado para o beneficiário. “Com essa celeridade, o poder público demonstra que entende o fato de que, quem precisa da verba, tem urgência”, acredita o especialista em finanças Fernando Gonzaga.
De acordo com ele, o advento da disseminação da pandemia da covid-19 é uma das justificativas para essa maior rapidez na liberação do dinheiro.
Segundo o especialista, o processo de contratação do empréstimo consignado tem algumas fases. O primeiro procedimento é o cadastro de informações pessoais do interessado e, o último, é o depósito do valor na conta do cliente. “A averbação é uma das últimas fases do contrato de empréstimo consignado”, explica.
Entenda
Vale destacar que todo o processo ocorre de forma eletrônica, por meio de sistemas online. No caso de empregados que com CLT, a averbação do consignado é feita pelo departamento de Recursos Humanos da empresa privada. Os servidores públicos federais, por sua vez, têm o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) como responsável pelo processo. Essa base é acessada pelo Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), do Governo Federal.