Com mais de 200 páginas, o livro destaca a trajetória das marcas do passado e das que estão se firmando atualmente
Em uma obra que celebra a história fashion da Capital, o livro “Brasília Capital dos Criadores”, foi lançado nesta última terça-feira (14/9). O lançamento foi uma celebração dos 50 anos do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF).
Organizado pelo jornalista Fernando Lackman, e com apoio do Sebrae, Fibra, Senai, “Brasília Capital dos Criadores” tem formato de catálogo, e conta a história da moda da capital federal ao longo desses 50 anos, além de homenagear grandes nomes do segmento de Brasília.
Com mais de 200 páginas, o livro também destaca a trajetória das marcas de moda no passado e das que estão se firmando atualmente. O histórico de criatividade dos estilistas, designers e empresários da moda presentes na obra é um marco para a história de Brasília. E o catálogo ainda faz uma análise interessante sobre o segmento e projeta o futuro do mercado de vestuário da capital do país.
O jornalista Fernando Lackman, conta sobre a emoção de ver o projeto, tão sonhado, sendo lançado. “Esse livro-catálogo é um projeto antigo que eu sonhava em realizar. Aproveitamos que o Sindiveste-DF faz 50 anos de sua fundação e nos debruçamos no projeto. O livro traz parte da trajetória da moda de Brasília contada pelas marcas que fazem, fizeram e farão a moda local”, afirma Lackman.
A Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, esteve no lançamento e ressaltou o grande potencial da moda para o turismo. “Hoje celebramos um duplo parabéns, primeiro pelo cinquentenário da instituição e segundo, pelo belo livro que está sendo lançado e que conta a trajetória da moda dessa cidade. Ter um grande mercado de moda é constituir também um grande atrativo turístico. A moda tem a capacidade de unir diferentes segmentos da economia”, disse Vanessa.
Durante o lançamento foi realizado um desfile com peças das estilistas Sandra Lima, Eunice Pinheiro e Lurdinha Danezz, que formam o coletivo de moda Ponto 1.