Portal Indica Brasília

Museu de Arte de Brasília recebe esculturas de José Zaragoza

Todo o espaço do MAB conta com um total de 22 esculturas na área externa

O Parque de Esculturas do Museu de Arte de Brasília (MAB) agora conta com obras do artista e publicitário catalão radicado no Brasil José Zaragoza, criadas em 1984.  “As seis esculturas, como uma metáfora, funcionam como guardiãs do museu para tempos sombrios”, disse o diretor do MAB, Marcelo Gonczarowska.

As esculturas de Zaragoza são parte do lote de 58 peças, que inclui ainda desenhos e quadros, doado pelo artista ao Museu Nacional da República (MUN) em 2017. Zaragoza foi uma personalidade do mundo das artes e da publicidade de São Paulo, e teria ouvido falar da política de constituição de acervo do MUN, que havia criado um núcleo de arte política que continha obras críticas ao período da ditadura militar.

As seis esculturas de Zaragoza fazem parte da série que o catalão batizou de “Não Matarás”, referente aos Dez Mandamentos, que também foi fonte de inspiração para o título da exposição realizada em 2018, que reuniu 48 artistas no Museu da República.

As peças, que contam com 1,80 metros de altura, levam o nome “Onde estou?” (duas), “Mãos ao alto”, “Família”, “Pendurado” (alusão ao instrumento de tortura pau de arara) e “Perda de Identidade”.

Todo o espaço do MAB conta com um total de 22 esculturas na área externa, aberta para visitação pública durante toda a semana.

*Com informações da Agência Brasília