Pessoas com deficiência visual ou espectadores de olhos vendados vivenciam o teatro ativando a imaginação com estímulos sonoros, táteis e olfativos
Na terça-feira, 8 de abril, às 11h e 15h, o auditório da Câmara Legislativa do DF recebe o Teatro dos Sentidos que comemora seus 25 anos com o espetáculo Feliz Ano Novo, em mais uma oportunidade para assistir a peça em Brasília. Classificação Indicativa de 12 anos. Para quem precisar, a peça conta com algo muito raro, Libras tátil (para surdo cego).Ingressos gratuitos pelo Sympla: sessão das 11h- https://acesse.one/sessaodas11h e das 15h: https://l1nk.dev/sessaodas15h . Informações pelo Instagram @teatrodosentidos
Evento realizado com recursos do Governo Federal (MinC), repassados por meio da Lei Paulo Gustavo e administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Apoio da Feira do Guará, Gadim Brasil, ONG Amigos da Vida, CED 02 do Cruzeiro, Associação Candanga de Artistas Visuais, Restaurante do Lulinha, Academia Nad’arte, San Marino Cantina Italiana e Brasília Tátil.
Exposição- No final da peça, ao retirarem as vendas, o público é surpreendido por uma exposição tátil e visual: 20 obras criadas por artistas que traduziram em formas, cores e texturas as emoções da narrativa de Feliz Ano Novo. Os artistas são: Mara Xavier, Maria Maura, Maria Teresa Pessoa, Ioleth Porto, Sandra Ugah, Maria Aparecida de Carvalho Bednarczuk, Ryad Arbash, Wissam Arbash, Ana Maria Pimentel, Maia Sallemar, Evelin Álvares, Marília Paes Cavalcante, Helena Gomes de Godoi, Fernanda Aviani, Ana Kaita, César Ashkar Magalhães, Nayara De Souza Dettmann Adami, Raíssa Miranda, Estella Lopes e Andréa Bussiger.
Nova temporada aos 25 anos: Aniversário em Casas Legislativas
A criadora da técnica do Teatro dos Sentidos, diretora e atriz, Paula Wenke, pontua que esta é a terceira temporada em Brasília e que serão celebrados os 25 anos de criação desta que é uma das primeiras manifestações de Arte Inclusiva no teatro a ter sucesso no circuito comercial.
“Serão quatro apresentações, divididas em casas legislativas e com apoio do poder público, o que permite que seja tudo gratuito. Depois da Câmara Legislativa do DF, está em construção uma agenda para nos apresentarmos na Câmara dos Deputados, em maio, provavelmente no dia 8. Já foi, inclusive, aprovado um requerimento neste sentido, nesta semana, na Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara”, alega entusiasmada.
Além disso, depois de militar em favor da causa da Pessoa com Deficiência na Cultura por mais de 27 anos, Paula revelou ter recebido o diagnóstico de Autismo Nível 1 de suporte e Altas Habilidades na área de criatividade, inovação e pensamento divergente.
“Depois desta descoberta tudo passa a ter um outro sentido: autistas têm o seu próprio mundo particular, introspectivo, imagético. Por necessidade o mundo da pessoa cega também é assim, em face da condição da privação da visão. Os cegos se utilizam dos outros sentidos para se nortearem, autistas tem processamento sensorial particular, muitas das vezes sendo mais sensíveis a estímulos. No Teatro dos Sentidos estes universos particulares de duas condições distintas dialogam, entram em colaboração”, diz a diretora, que também é criadora do texto e da trilha sonora do espetáculo.
A atuação além dos olhos – Espetáculo Feliz Ano Novo
Com elenco formado por 19 atores que enxergam e uma pessoa cega (Oscar Capucho), e dois músicos (Marco Guedes na percussão e Kalley Seraine no violino), Feliz Ano Novo apresenta a história de Gabriel, um adolescente apaixonado.
Ele é filho de Roberto, um viúvo e Comandante da Marinha. O rapaz está na biblioteca de seu pai vasculhando em seus livros de Poesia, uma explicação para estes sentimentos que o deixam tão aéreo. Descobre a dedicatória de uma mulher misteriosa na Antologia Poética de Vinícius de Moraes. Vai até seu pai para saber sobre esta tal ”Dama do Mar”. Roberto relembra o romance que se iniciou numa passagem de ano, baile de carnaval com máscaras. Gabriel provoca questionamentos em Roberto, levando esta história ao um novo e surpreendente desfecho.
ELENCO
Paula Wenke, Oscar Capucho, Maia Sallemar, Victoria Cavalcante, Ana Kaíta, Mateus Cyerre, Gaê, Luiz Carrier, Pedro Ivo Maia, Valéria Schmidt, Kauan Mansur, Isadora Jamar, Gabriel Martins, Stefany Mota ,Brenda Lacerda, Gabriel Calasans, AnaBê França, Larissa Silvestre, Paulo Sousa e Ioleth Porto.
Teatro dos Sentidos
É uma técnica de encenação teatral desenvolvida por Paula Wenke, direcionada especialmente para plateias de pessoas com deficiência visual ou espectadores com os olhos vendados. Essa abordagem utiliza textos adaptados e estimula ao máximo os sentidos remanescentes—audição, olfato, tato e paladar—suprimindo a visão. O objetivo é proporcionar uma experiência teatral única, onde a imaginação do público é ativada através de estímulos sensoriais, permitindo uma compreensão completa da história encenada sem a dependência da visão.
Serviço:
O quê: Espetáculo Feliz Ano Novo – em celebração aos 25 anos do Teatro dos Sentidos
Quando: Na terça-feira, 8 de abril, às 11h e 15h
Onde: Auditório da Câmara Legislativa do DF
Com Libras tátil
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos gratuitos pelo Sympla – sessão das 11h- https://acesse.one/sessaodas11h e das 15h pelo Sympla: https://l1nk.dev/sessaodas15h .
Informações pelo Instagram @teatrodosentidos
Evento realizado com recursos do Governo Federal (MinC), repassados por meio da Lei Paulo Gustavo e administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Apoio da Feira do Guará, Gadim Brasil, ONG Amigos da Vida, CED 02 do Cruzeiro, Associação Candanga de Artistas Visuais, Restaurante do Lulinha, Academia Nad’arte, San Marino Cantina Italiana e Brasília Tátil.