Aposentados e pensionistas podem comprometer até 40% da renda
Está valendo a ampliação da margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A partir de agora, essas pessoas podem comprometer até 40% da renda pessoal para a solicitação de empréstimo, de acordo estabelece a lei nº 14.131.
Conforme versa o texto da legislação, agora, com a nova lei, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 35% do benefício com consignado e 5% com cartão.
“É como viemos dizendo, é uma grande conquista para esse público, principalmente, neste momento de crise econômica desencadeada pela disseminação da pandemia do coronavírus. Passa a ser um desafogo para as famílias brasileiras”, explica o especialista em finanças Fernando Gonzaga.
Anteriormente, aposentados e pensionistas podiam comprometer apenas poderiam utilizar até 30% do seu benefício mensal com empréstimo consignado e 5% com cartão de crédito.
É importante lembrar que esse aumento de margem vale apenas até 31 de dezembro deste ano.
A vantagem do crédito consignado é que, por ele ser diretamente descontado na folha de pagamentos do segurado do INSS, isso possibilita as melhores taxas de juros para crédito pessoal. “Atualmente, a taxa máxima é de 1,80% ao mês para o consignado e de 2,70% para cartão de crédito”, explica Fernando.
Ele lembra que, os 5% dos 40% referentes ao cartão de crédito são exclusivos para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou utilização com finalidade de saque por meio do cartão de crédito.