O evento “Quadradim da Folia” ocorre entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Bosque da Arena BRB, atrás do Ginásio Nilson Nelson, e traz grandes nomes do cenário musical e carnavalesco para a cidade
Chegou o mês de fevereiro e, com ele, uma ótima notícia para os foliões: vai ter Carnaval, sim! E no melhor estilo, com o evento Quadradim da Folia, que realiza a sua primeira edição, em Brasília, entre os dias 18 e 21 deste mês, prometendo uma festa grandiosa em uma megaestrutura, no Bosque da Arena BRB, atrás do Ginásio Nilson Nelson. As vendas estão abertas no site da Bilheteria Digital. Os ingressos do primeiro lote custam 60 reais e podem sofrer alteração sem aviso prévio.
Com uma proposta ousada, o evento promete trazer, para dentro de um circuito fechado, conforto e segurança aos seus frequentadores, proporcionando, ao mesmo tempo, um Carnaval no estilo do realizado em grandes circuitos de blocos de rua, presentes nos maiores centros da festa, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.
Para o produtor cultural Lucas Falcão, a proposta do Quadradim da Folia é ser um evento que se baseia nos diversos carnavais de rua da cidade, reunidos em um único lugar, atraindo público variado, com pessoas de diferentes idades, classes sociais e estilos. “O Carnaval de Brasília abraça todos os carnavais do Brasil. É a festa de todas as culturas, da diversidade, onde todos os brasileiros se encontram. O caráter aberto e democrático do Carnaval de rua será a base do Quadradim da Folia, que tem o intuito de ser a maior festa carnavalesca de todos os tempos”, destaca Lucas.
Mas quem pensa que o evento pretende acabar com a diversidade carnavalesca de Brasília está enganado. “Não pretendemos tirar o clima dos tradicionais blocos de rua, e sim oferecer um espaço com amplo conforto, funcionalidade e segurança para os convidados. Mostrar que é possível manter a sensação de euforia das ruas da cidade, em um local coberto, seguro, com produtos de qualidade, banheiros limpos e acessíveis, um som de primeira, uma área segura e protegida com uma infraestrutura impecável”, completa o produtor.
Estilos
Para quem espera por um evento com estilos variados, a promessa de muita música é o que não vai faltar. Do samba ao pagode, passando pelos tradicionais blocos de Brasília e, até mesmo, pelo rap, os ritmos do Carnaval darão o tom certo à festa do Quadradim da Folia.
Para começar, no sábado de Carnaval (18), o grupo brasiliense Samba Urgente promete música de qualidade para os foliões. Os integrantes vêm ocupando as ruas do cenário candango desde 2018, com a proposta de levar samba e chorinho ao público da capital. O grupo é capitaneado por jovens músicos da cidade.
A receita: fazer uma roda de samba gratuita no meio da rua – o que vem agradando o público do DF e de regiões vizinhas, que vem à cidade para prestigiar as apresentações do grupo. Tamanho sucesso é o responsável por arrastar mais de oito mil pessoas, por edição,
para ouvir música brasileira até o amanhecer. A crítica especializada também se encantou pelos integrantes, sendo o grupo destaque nos principais jornais da cidade. Para o Quadradim, o Samba Urgente promete muito samba, incluindo sucessos da sambista Ivone Lara, de Dhi Ribeiro, Zeca Pagodinho e outros artistas de renome nacional.
Blocos
Já na programação dos blocos, o destaque fica por conta dos blocos Eduardo e Mônica, Aparelhinho e Galo Cego, no domingo de Carnaval (19).
O Bloco Eduardo e Mônica embala a multidão ao som de grandes sucessos do rock em ritmo de Carnaval. Já conhecidos por dar novas interpretações às músicas da Legião Urbana, também incluem, em sua setlist, bandas icônicas como Raimundos, Plebe Rude, Cássia Eller, Capital Inicial e Natiruts.
O bloco Aparelhinho surgiu no Carnaval de 2012 e, desde então, vem fazendo barulho na cidade, arrastando os foliões atrás de uma ideia original: um carrinho de som alegórico e autônomo, movido à tração humana. A geringonça é comandada pelos DJs Barata, Ops e Pezão, da tradicional festa Criolina.
Criado por amor ao Carnaval de Brasília, o Aparelhinho tem a cara da cidade: futurista e multicultural. Ao som de clássicos carnavalescos mesclados à música eletrônica, ritmos latinos, caribenhos, africanos e brasileiros, o bloco representa uma ressignificação dos trios elétricos baianos, das aparelhagens paraenses, das troças pernambucanas, dos soundsystems maranhenses e dos carros alegóricos do Carnaval tradicional.
Para o Carnaval de 2023, os DJs do bloco se apresentam em palcos de eventos, paredões e paredinhas de som. Artisticamente, o Aparelhinho simboliza o atual papel dos DJs na cena cultural, unindo diversão, inovação, tecnologia, transversalidade e produção musical.
Outro que promete grande destaque no Carnaval do evento é o Galo Cego, tradicional por tocar um repertório variado, que vai de marchinhas a MPB e axé das antigas, prometendo diversão garantida para todos os públicos. Faça chuva ou faça sol, o desfile vai esquentar as ruas de Brasília.
Bloco da Pineapple
Se a sua pegada de Carnaval é o rap, a segunda-feira de Carnaval (20) é o grande dia. Os artistas da produtora Pineapple comandam o evento com um line-up vasto, com grandes nomes do rap brasileiro. Entre eles, Djonga, fortemente influenciado pelo funk e pelo samba, além do rap, com influxos de fortes nomes em sua lista, como Racionais, Marcelo D2, Cazuza, Mano Brown e Elza Soares. Já Froid é outro artista contemporâneo que traz ideias sobre problemas sociais e sua visão perante o mundo, sendo a canção Pseudosocial uma de suas músicas mais famosas, deixando claras algumas visões sobre o mundo e escancarando problemas cotidianos em seus versos.
Benzadeus
Para encerrar a programação, os amantes do pagode raiz terão um grande dia sob o comando do grupo Benzadeus, na terça-feira de Carnaval (21), agitando o público, embalado por grandes ritmos e misturas, com o Benzadeus, que bloco!. O grupo, formado
por cinco músicos experientes de Brasília e do Rio de Janeiro, reuniu-se para fazer acontecer a mais nova roda de samba da capital. Magrão, Vinícius de Oliveira, Neném Martins, Pedro das Sortes e Diego Pedigree trazem um ritmo contagiante para o Quadradim da Folia. Com muita energia e alegria, os integrantes agregam um novo programa aos pagodeiros da capital, explorando o seu ponto forte: a percussão. Entre as faixas que os foliões podem esperar, estão: “Clareou”, “A Carta” e “Marra de Durão”, sucessos que ganharam o coração dos brasilienses.
Além disso, mais de 20 convidados complementam a programação da folia, deixando o festejo ainda mais imperdível, incluindo bandas e músicos já conhecidos do cenário da capital, como Clima de Montanha, Thiago Nascimento e muito mais.
Serviço:
Quadradim da Folia
Onde: Bosque da Arena BRB, atrás do Ginásio Nilson Nelson Período: 18 a 21 de fevereiro de 2023
Horário: das 14h às 3h
Classificação: Não recomendado para menores de 15 anos *Ingressos: 1o lote: R$60
*Os ingressos podem sofrer alteração nos preços sem aviso prévio Vendas: Bilheteria Digital