Portal Indica Brasília

O maior balanço do país fica em Brasília: conheça a história do Balancéu

Novo point da capital possui vista para Chapada da Contagem

Inaugurado em junho deste ano, o Balancéu já pode se afirmar como um ponto turístico de Brasília. Localizado há de 30 quilômetros de distância da região central da cidade, no Lago Oeste, o Balancéu conta com uma vista privilegiada da Chapada da Contagem.

O balanço faz parte da propriedade da família Heusi. A casa, que durante anos foi um abrigo para a família toda fugir do barulho da capital, desde 2017 virou o Recanto de Maria Flor, e está disponível para locação no AirBnB, às margens do Parque Nacional de Brasília.

O proprietário Marcus Vinicius Heusi decidiu criar o Balancéu na casa após suas filhas mostrarem uma foto da atriz Camila Queiroz na República Dominicana sob um balanço gigante.

Raíssa Heusi, filha de Marcus, administra o empreendimento com o pai e conta que Foram nove meses de muitos cálculos teste, cursos e consultorias de segurança para ter todo o aval e chegar ao resultado final. “Posso dizer que já é um ponto turístico, temos o apoio da Secretaria de Turismo do DF e já estamos bem conhecidos aqui em Brasília, apesar do pouco tempo de funcionamento”, revela Raíssa.

A estrutura, com sete metros de altura, foi feita exclusivamente para dar lugar ao balanço, que pode alcançar até 1.250 metros de altitude. São duas colunas reforçadas de concreto, cabos e parafusos de aço, postes de eucalipto, um deck em ipê e guarda-corpo reforçado. O assento do balanço, claro, possui um cinto de segurança. “A gente tem um reconhecimento de risco em que perguntamos se a pessoa tem algum problema cardíaco, se está gestante ou se possui fobia de altura. A recomendação é consultar um médico antes de ir, e se ele aprovar, não tem problema algum”, explica Raíssa Heusi.

Raíssa afirma que não vai ao balanço todo os dias, mas em meio aos compromissos e trabalho, sempre que pode ir, ela vai. “Hoje em dia eu consigo ir bem mais alto, mas no início eu balançava um pouco baixo, mas agora já me sinto muito mais confortável. Aquele medo de quem vai pela primeira vez, para mim, já passou”, conta Raíssa.    

Atualmente, Raíssa conta que o foco do empreendimento é nas reservas e hóspedes do Recanto de Maria Flor. “Os planos futuros são investir cada vez mais nos eventos, já tivemos a gravação de um clipe, e queremos focar nisso também. Além disso, queremos investir no marketing, que é para garantir mais visibilidade e que cada vez mais pessoas conheçam o balancéu”, revela Raíssa.

Para reservas, preços e horários de funcionamento, clique aqui.