Portal Indica Brasília

O poder dos óleos vegetais para os cabelos

O óleo de abacate pode ser usado, também, diretamente no couro cabeludo como auxílio contra dermatite, coceiras, caspas, psoríase. Além de ter alto efeito hidratante, ainda tem propriedades antibacterianas.

Óleos vegetais são grandes aliados nos tratamentos dos cabelos! Tanto o queridinho óleo de coco como o clássico óleo de argan conseguem nutrir o cabelo em profundidade, garantindo mais brilho, maciez, diminuindo o frizz e tratando as pontas duplas.

 Facilmente encontrados em farmácias, supermercados ou redes de cosméticos, seus preços cabem no bolso, além de oferecer múltiplos benefícios, desde hidratação, umectação, restauração, redução do frizz e de pontas duplas, entre outros.

O óleo de argan e, também, o de abacate podem ser usados antes da lavagem com shampoo. O ideal é deixar nos fios ao menos 20 minutos, aplicando no comprimento e nas pontas. O efeito é hidratante. Para potencializar o resultado, algumas gotas podem ser aplicadas na máscara capilar para hidratação, o que deve ser feito mecha a mecha, com os cabelos limpos e tempo de pausa de até 30 minutos. Em seguida, é necessário enxaguar bem com água e, de preferência, deixar secar naturalmente.

Uma curiosidade, o óleo de abacate pode ser usado, também, diretamente no couro cabeludo como auxílio contra dermatite, coceiras, caspas, psoríase. Além de ter alto efeito hidratante, ainda tem propriedades antibacterianas.

O óleo de argan é excelente para o uso após a escova ou chapinha. Com três ou quatro gotas, consegue domar o frizz, disciplinar as pontas duplas, garantindo um efeito mais disciplinado e finalizador aos fios. Deve ser usado em pouca quantidade para não dar um efeito oleoso aos cabelos. 

A tricologista também aconselha ” evitar sulfatos e petrolatos por meio das técnicas low poo e no poo já ajuda bastante a deixar seus cabelos mais saudáveis. Alguns produtos da indústria cosmética que possuem óleo mineral enganam o consumidor ao informarem que são hidratantes”.

Na verdade, produtos com essa substância não conseguem penetrar nas camadas mais profundas dos nossos tecidos para transportar componentes nutritivos. O que eles geram é um efeito superficial de maciez, que pode causar entupimento dos poros. Isso sem falar que aumentam as chances de aparecimento de câncer, assim como também podem causar degradação da qualidade das águas.

O interessante é que os óleos, como o de coco, o de argan e o rícino, por exemplo, podem ser usados de formas que vão além da aplicação só nas pontinhas das madeixas.

1 – VOCÊ PODE DORMIR COM O ÓLEO NOS CABELOS

Você já ouviu falar em umectação? A técnica nada mais é do que deixar o óleo agindo puro nos cabelos por bastante tempo. Geralmente é feito pelas cacheadas e crespas, principalmente na fase da transição capilar, para hidratar e nutrir os cabelos que estão muito ressecados. A umectação tradicional é feita durante a noite: você aplica o óleo da raiz às pontas nos cabelos secos e remove pela manhã. O resultado é de fios macios, brilhantes, alinhados e com menos frizz.

2 – A UMECTAÇÃO TAMBÉM PODE SER FEITA EM MENOS TEMPO

Quem tem cabelo liso ou ondulado e tem receio de que o óleo aumente a oleosidade pode ficar tranquila: o produto não pesa nos fios e não tem o poder de aumentar a produção de sebo no couro cabeludo. No entanto, em vez de dormir com o produto nos fios, 1 ou 2 horas é o suficiente para hidratar.

3 – APLIQUE DA RAIZ ATÉ AS PONTAS SEM MEDO

Enquanto a maioria dos produtos de cabelo não devem ser aplicados na raiz para não causar caspa, o óleo vegetal pode ser aplicado sem medo. Na hora da umectação, é ideal usar o produto desde a raiz até as pontinhas, para quem a nutrição seja intensa em todo o comprimento. O óleo só deve ser aplicado do comprimento para as pontas caso você não vá retirar o produto em seguida.

4 – REMOVA O ÓLEO COM CONDICIONADOR

Quando você apostar em tratamentos com o óleo direto nos cabelos, como a umectação, a dica é remover o produto com o condicionador, em vez do shampoo, técnica chamada de “UCPE” – Umectar, Condicionar, Pausar, Enxaguar. O condicionador age melhor na remoção do óleo porque não resseca as madeixas, como pode acontecer com o shampoo.

5 – ESQUENTE O ÓLEO E TURBINE O EFEITO NOS CABELOS

Uma dica para potencializar o efeito do óleo nos cabelos é esquentando o produto! O aquecimento abre as cutículas do cabelo, o que facilita a absorção dos nutrientes do óleo, que são capazes de deixar o cabelo mais hidratado, com brilho e macio em menos tempo. Para fazer, você pode aquecer no fogão, em banho-maria, ou no microondas. Nesse caso, basta colocar o óleo em um recipiente e aquecer por, mais ou menos, 30 segundos.