Portal Indica Brasília

Planaltina lança a 1ª Feira Nacional da Uva e Vinho de Brasília

Iniciativa agrega empreendedores rurais no DF, do enoturismo à gastronomia, cultura e artesanato. Objetivo é projetar a região no cenário nacional

Planaltina será capital do vinho nos próximos dias 30 de julho a 8 de agosto. Foi lançada, na sexta (16), a 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, que vai acontecer no Parque de Exposição daquela cidade. Será um circuito com cerca de 44 produtores locais de uva e vinho, vinícolas nacionais e internacionais, que vai apresentar o melhor da gastronomia, artesanato e cultura do Distrito Federal e Goiás e ter no turismo o elo central.

A primeira edição da feira pretende, também, estabelecer a região no setor das promoções do enoturismo, em âmbito nacional. “O enoturismo é um segmento que possui um alto valor agregado, não só pelo produto em si, mas por toda a cadeia turística que contempla”, disse a secretária de Turismo do DF (Setur-DF), Vanessa Mendonça. A Setur tem trabalhado fortemente junto com a SFA-DF/Mapa para estruturar, qualificar e promover o segmento no DF. As regiões de Planaltina, Sobradinho, Fercal e Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF) possuem vitivinicultores que estão se especializando na produção de vinhos de alta qualidade. “A organização de feiras e exposições são instrumentos eficazes para dar visibilidade ao segmento”, completou a secretária.

O lançamento contou com a presença da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; do Superintendente Federal de Agricultura do DF (SFA-DF/Mapa), William Barbosa; do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; do secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles; do presidente do SLU, Silvio Morais; do organizador da feira, empresário Marcelo Silva; dos administradores de Planaltina e Brazlândia, Célio Rodrigues e Coronel Jesiel Rosa, respectivamente; e do presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS/DF), Sérgio Venâncio Pires, dentre outras autoridades.

Feira e turismo
“O turismo passava ao largo da nossa realidade. O atual governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Turismo, está mostrando o patrimônio histórico e cultural da nossa região administrativa. As pessoas começaram a entender o que é o turismo, que gera emprego e renda. Temos a missão de cuidar da cidade e valorizar o turismo rural e o enoturismo”, declarou o administrador Célio Rodrigues.

A feira está sendo desenvolvida, planejada e programada há mais de três anos junto aos produtores locais e nacionais. O presidente da Associação Crescer, uma das entidades organizadoras da feira, disse que “promoções como esta vão ajudar muito os produtores rurais”.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, destacou que a realização da 1ª Feira da Uva e do Vinho em Planaltina culmina com uma série de ações da instituição que visam estruturar o turismo local e resgatar uma dívida histórica que o Distrito Federal tem com a cidade.